Vazamento de Questões do Enem 2011


Artigo Publicado em: Vestibular


Mais uma vez e por três anos seguidos, os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) enfrentaram problemas com as provas aplicadas. Parece até uma brincadeira, mas não é.

Três anos atrás, a prova do Enem foi cancelada quase que na véspera do exame e os estudantes surpreendidos com a notícia de que havia acontecido o vazamento do caderno de questões e por esse motivo, a prova seria remarcada para uma outra data.

No ano seguinte, um novo problema atrapalhou os candidatos que prestaram o Enem, mas dessa vez após a realização da prova. Foi descoberto um problema de impressão em algumas provas que poderia prejudicar a correção dos gabaritos. Sendo assim, alguns candidatos tiveram que refazer as provas e passar por mais um dia de pressão e muito cansaço.

Em 2011, tudo ocorreu normalmente. Nenhuma notícia nos surpreendeu antes do exame e nem na noite do domingo, após o Enem. O problema só veio à tona na semana seguinte.

Após a realização dos dois dias de exames do Enem foi descoberto o vazamento de 14 questões da prova. E não é só isso, essas questões foram usadas em um simulado de uma prova em colégio em Fortaleza. O colégio, em um primeiro momento, alegou que não teve contato com ninguém que tivesse acesso a essas questões, no entanto, depois foi descoberto que essas questões vieram diretamente dos organizadores do Enem que também tinham contato com o colégio.

Não foi tomada nenhuma decisão ainda, os estudantes ainda não sabem se precisarão fazer a prova novamente ou se a prova já feita continuará válida. Outra medida que pode ser tomada, é que a anulação só acontecerá para os estudantes da escola onde as questões foram aplicadas, mas nada ainda é certo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *