Vagas para motorista carreteiro


Artigo Publicado em: Emprego


Após assumir o cargo de Presidente do Brasil em 1956 e projetar a cidade de Brasília, Juscelino Kubitschek faria algo irreversível até os dias atuais: descentralizaria o poder econômico único e exclusivamente das regiões sul e sudeste e expandiria de maneira considerável o número de estados atuando a nível nacional na economia, fazendo com que o Brasil ganhasse, aos poucos, novas tecnologias e meios de produção.

Como não poderia ser diferente, com a medida aumentou também a necessidade por transportes e profissionais da área, visto que, com isto, um maior número de atividades passaram a ser executadas pelo país. E com o andamento dos tempos e a diversificação dos produtos, a questão se acentuou até hoje.

Por conta disto, como consequência, cresceu também o número de vagas disponíveis para motoristas carreteiros, profissional especialista na área de transportes que tem, como função principal, a condução, gerência e experiência em relação ao veículo que administra.

Na parte da condução, o motorista carreteiro é responsável sobretudo pelo transporte de cargas, assim como sua coleta e entrega, normalmente para materiais de empresas, ou até mesmo de mudanças familiares através do transporte de móveis, aparelhos, utensílios e afins.

Já na questão do conhecimento veicular, cabe ao carreteiro saber bem o automóvel que utiliza. Pelo meio físico, o motorista precisa ter confiança ao ser consultado sobre questões como os reparos, enquanto, estruturalmente, ocorre a necessidade de se aplicar bons trajetos e estar atento a documentação e regularidade do veículo. Um exemplo a ser citado, para o último caso, é o licenciamento.

Obviamente, tais exigências vão de encontro a um fator importante, que engloba ética e qualidade do profissional. Trata-se do prazo estipulado para a realização das entregas, que, caso o motorista não tenha controle de seu veículo dentro e fora das estradas, pode não acontecer dentro da margem estabelecida, comprometendo não só a empresa, mas também sua reputação pessoal dentro do meio.

Por outro lado, a competência traz à tona um motorista que, além de responsável, irá aos poucos aumentar sua experiência e conhecer as estradas e também o país, abrindo novos horizontes para o futuro, tendo a oportunidade de interagir com diferentes culturas e, de quebra, poder se orgulhar de ser um verdadeiro conhecedor de sua região ou até mesmo dos estados brasileiros como um todo.

Além disso, o motorista carreteiro terá a oportunidade de visitar grandes centros, ajudar pessoas diretamente envolvidas com o meio e também empresas, tendo, por consequência, a possibilidade de potencializar a economia nacional.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *