Vagas para Jornalista


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


Como é ser Jornalista?

Conquistar uma carreira de jornalista renomado não é para todos. Isso porque é uma das profissões mais difíceis de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, uma vez que, para trabalhar em um local de renome são necessárias algumas indicações ou uma pitadinha de sorte.

Um jornalista é responsável por buscar notícias, entrevistar pessoas e está a frente na próxima notícia para conseguir os chamados ‘furos de reportagem’. Além disso, o profissional de jornalismo pode trabalhar em jornais ou revistas na criação de textos voltados para o público de diversas vertentes. No entanto, um pouco de talento é muito necessário na carreira de um jornalista.

Onde um jornalista pode trabalhar?

Um jornalista pode trabalhar em canais de TV, emissoras rádio, em agências de publicidade ou até mesmo como um profissional freelancer. Basta escolher qual é a carreira que pretende seguir, uma vez que, nem todas as escolhas darão a mesma resposta de trabalho.

Sendo assim, cada jornalista opta pela área que mais lhe dá prazer, seja na editoração de matérias ou nas ruas com entrevistas e furos de reportagem. Assim, a chances de dar certo na área que escolheu são muito maiores para quem faz o que gosta.

Vagas para Jornalista

O mais comum é que as vagas de jornalista sejam anunciadas na Internet em sites ou agencias online, uma vez que, o mundo já gira em torno da Internet. No entanto, ainda é possível encontrar esse tipo de vaga em jornais, revistas ou até mesmo cartazes. Hoje com certeza o maior portal de vagas para todas as áreas é a internet, e com o jornalismo isso não é diferente. Sites de agências de emprego são sim indicados, e outras redes como o Linkedin são essenciais para a criação de contatos profissionais e a colocação do jornalista em um cenário onde as constantes atualizações do mercado aparecem e são comentadas por donos de agências e profissionais mais experientes.

Além disso, o boca a boca para essa área é muito importante, uma vez que, no mundo jornalístico todos se conhecem, assim, uma boa indicação pode lhe render uma bela colocação em uma vaga aonde, talvez, você nunca chegaria sozinho. É difícil encontrar uma vaga para essa área, porém não desista. O principal é não torcer o nariz para vagas menores. Se precisar, comece mesmo como frelancer e aceite receber pouco (dentro de um mínimo aceitável) pelo seu trabalho. O trabalho eventual ou freelance te dá experiência e referências do seu trabalho futuro, e não desmerece ninguém. Mantenha-se em contato com os profissionais e as redes mais importantes de notícias, e atualize-se constantemente. Essa é uma dica essencial para o seu amanhã em uma área tão disputada.


Tags: modelo de curriculo de jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *