Vagas para Engenheiro Civil


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


Como é ser Engenheiro Civil?

A profissão de Engenheiro Civil é uma das mais tradicionais do mercado de trabalho podendo assim, ser comparada em sua tradição com a carreira de direito e a de medicina.

O engenheiro civil é responsável por fazer projetos, coordenar reformas e ficar atento a todos os cuidados da execução de uma obra. Sendo assim, um profissional dessa área pode trabalhar em diversas vertentes na construção civil, desde a verificação das alvenarias até a pintura das paredes. Profissionais dessa área podem trabalhar tanto em um escritório coordenando projetos de execução quanto em uma obra tocando-a.

Onde um Engenheiro Civil pode trabalhar?

Um engenheiro civil pode trabalhar em um escritório na parte de projeto, cálculos estruturais, cronogramas de obra e tudo que for relacionado a construção. Ou então, trabalhar na coordenação da execução da obra propriamente dita.

Qualquer uma das duas opções envolverá um trabalho com cálculos e projetos, uma vez que, essas são as duas atividades mais realizadas por um engenheiro em obras de grande porte. Sendo assim, vai de cada profissional escolher qual é a área onde mais de encaixa, uma vez que, trabalhar em um lugar onde se sente bem é o melhor trabalho que se pode ter.

Um engenheiro é a pessoa que desenha, projeta, administra, gerencia e executa as obras, podendo ser de casas, estradas e outros grandes empreendimentos sendo shoppings, arranha-céus, aeroportos, alguns chegam a projetar cidades inteiras. O profissional da engenharia está apto para acompanhar todas as etapas da construção de seus projetos, desde um estudo das características do solo onde será feito o projeto. O engenheiro também faz uma analise da carta solar, para saber como é a insolação neste local e dos ventos, pois dependendo do projeto é necessário saber a intensidade dos ventos e de onde ele costuma vir. Só depois de todos estes dados coletados é que se pode pensar em realmente projetar.

Outra função que o engenheiro assume quando esta em um canteiro de obras é o de coordenador de equipe, ele quem gerencia prazos, equipes, equipamentos e materiais necessários para a obra poder seguir em frente sem maiores problemas.

Vagas para Engenharia Civil

O mercado da construção civil é um dos mais aquecidos da atualidade. Isso porque, com o crescimento das cidades e as novas construções para a Copa de 2014 estão requerendo esse profissional para encaminharem a obra a sua conclusão. Por isso, ronde as instituições federais e municipais, que estão com as obras a pleno vapor. Segundo as estatísticas das faculdades, nos últimos tempos uma porcentagem bem reduzida de estudantes que concluíram o curso de engenharia civil ficaram desempregados. Isso já nos dá uma ideia da boa situação para os atuais engenheiros recém-formados, ou para os estudantes que entrarão no mercado de trabalho muito em breve.

Recomendamos que você não perca tempo e se especialize. Faça cursos e busque oportunidades para aprender mais sobre a sua profissão, o que será provavelmente um diferencial sobre outros candidatos na hora da seleção. Entre as especializações mais conhecidas, podemos citar: hidráulica, saneamento e fundações.

Para encontrar vagas para engenheiro civil procure em classificados, agências de emprego e até mesmo em sites da internet. Isso porque, a procura é tão grande que existe uma deficiência para atender a todas as vagas abertas. Uma fonte importante para que você possa encontrar empresas e para que elas possam te encontrar, é a criação de perfis em redes sociais específicas voltadas para os profissionais, como o Linkedin. Nesses sites especializados há uma procura com pré-requisitos claros para cada profissão, e os candidatos podem aplicar seus currículos por ali mesmo, online. Podemos concluir, então, que se você é um engenheiro civil não terá muita dificuldade em encontrar um emprego.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *