Vagas para defensoria pública


Artigo Publicado em: Concursos, Emprego


Defensoria Pública
Muitas pessoas não têm condições de contratar os serviços de um profissional de justiça quando necessitam. Seus direitos devem ser defendidos, em tese, por um advogado, mas muitas vezes o pagamento deste serviço torna-se inviável devido às condições financeiras do indivíduo. Neste caso, é um dever do Estado fornecer a devida defensão àquele que necessita de alguém para lhe assegurar das leis e também de seus direitos. É neste momento que a Defensoria Pública entra. A Defensoria Pública é um direito que está previsto na Constituição de 1988, que a partir deste ano, foram feitos programas e usados diversos recursos para garantir que o cidadão receba a devida proteção caso seja acusado de algum crime não cometido. Esta função pertencente ao estado assegura que o cidadão tenha o seu Defensor Público. Contratado pelo Estado, sua atuação consiste em usar os devidos argumentos na defesa dos interesses particulares de quem está a defender.

Vagas para defensoria pública
As vagas são conseguidas somente através de concursos públicos. Os locais para se obter informações podem ser encontrados em sua cidade. Alguns sites especializados do governo garantem a disponibilidade de muitas vagas, de acordo com a demanda do local. Assim, o candidato se inscreve, tem a prova aplicada e conforme a nota, é admitido. Os valores variam de 40, 90, até 500 vagas de acordo com a localidade. É importante estar atento às atualizações e informações sobre estas vagas, que podem ser visualizadas através da internet ou ainda através da consulte em órgãos públicos responsáveis. É de suma importância que o candidato se inscreva para o concurso e que vá preparado para a aplicação da prova, estando sempre atento aos detalhes presentes no editais e com uma ótima preparação para obter um bom desempenho neste que será o documento oficial de ingresso.

Como conseguir a sua vaga
Para atuar nestas áreas é de suma importância que o candidato tenha prestado algum concurso público e tenha a devida formação. Esta formação inclui a conclusão de um curso de Direito e especialização neste mesmo setor. Vale a pena lembrar que esta é uma área bastante disputada e todo conhecimento é pouco. Como em todo concurso público, ressalta-se o preparo, que pode ser feito em até um ou dois anos antes. Para o ingresso se faz necessária somente uma nota de destaque entre os demais candidatos. Mas conseguir isso torna-se fácil somente se o candidato à vaga realmente se dedicou e organizou seu tempo ao estudo, como por exemplo as horas necessárias para algum descanso, lazer, boa alimentação e atividades físicas.

Defensor Público no mercado atual
Por ser um cargo bastante disputado, se faz necessário o conhecimento exigido para a sua devida atuação. A demanda por parte da população é bastante grande, bem como a procura pelo preenchimento das vagas disponíveis neste ramo. Algumas vezes as demandas remetem também ao nível federal, para que o profissional público atenda também outras pessoas necessitadas em outras localidades do nosso país. Assim, ele necessita de uma formação considerável para lhe garantir o salário que lhe é destinado. Neste quesito, o salário de um Defensor Público, de classe inicial, gira em torno de R$ 14.507,19. O INSS é outro setor que utiliza os meios de Defensoria Pública, intervindo e envolvendo no sistema de seguridade social. Isso garante ao Defensor Público ótimas condições de trabalho, bem como uma excelente remuneração. Todos os serviços prestados por um Defensor Público não podem ser cobrados àquele que necessita de seus conhecimentos. O Estado é o responsável por isso, uma vez que os impostos são arrecadados justamente com o fim de assegurar as necessidades do cidadão.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *