Trabalho Voluntário


Artigo Publicado em: Emprego


O trabalho voluntário é uma atividade que é sempre muito cobrada pela sociedade, uma vez que, a maioria dos trabalhos voluntários que são feitos em todo o país é voltado para a melhoria de vida de pessoas carentes. É por esse motivo que a sociedade cobra tanto de seus cidadãos que eles participem e não fiquem apáticos dos acontecimentos.

Existem diferentes tipos de trabalho voluntário e vai da escolha individual de cada um, optar por aquela atividade que lhe é mais gratificante. Seja ela ajudar a dar comida aos moradores de rua ou ajudar na construção de casas para os desabrigados.

Toda forma de trabalho voluntário é gratificante e é vista com bons olhos por todos, por isso, se você tiver tempo e vontade, não deixe de ajudar quem precisa.

O Trabalho Voluntário no Mercado de Trabalho

Obrigar o trabalhador a praticar serviços não remunerados é uma forma de escravidão. No entanto, quando essa prática de serviços acontece de livre e espontânea vontade do trabalhador é considerada como uma atividade voluntária.

Por exemplo, existem alguns cursos técnicos como o de nutrição que exigem estágio obrigatório. No entanto, a maioria das empresas que oferecem essas vagas de estágio não dá salários a seus estagiários, uma vez que, o estágio é uma espécie de curso interno com data pré-determinada para início e fim. Trata-se do estágio não remunerado.

Além disso, esse tipo de estágio não costuma durar mais do que as horas necessárias para se obter o diploma do curso. Caso a empresa venha a se interessar pelo candidato, ela o convida para trabalhar, agora formalmente, pagando-lhe um salário.

O Peso do Trabalho Voluntário em um Currículo

As empresas, atualmente, costumam dar um grande peso às pessoas que fazem ou já fizeram um trabalho voluntário. Isso vem acontecendo, uma vez que, a pessoa que trabalha de uma forma voluntária está pensando em ajudar o próximo muito mais do que ela mesma, por esse motivo tem um senso de equipe maravilhoso.



Uma ideia sobre “Trabalho Voluntário

  1. Arinaldo de jesus sa santos

    concluir o curso de técnico de patologia clinica 2008, E quero trabalhar na área de saúde , busco uma oportunidade no momento como estagio voluntário, para incrementar o estágio, eu quero muito atuar na área. Fiz o estagio sai muito bem, mais as condições financeira, pesaram um pouco tive que sai. continuo estudando em casa. Como montar um currículo nas minhas condições. obrigado pela atenção.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *