Trabalho para Aposentados


Artigo Publicado em: Emprego


Após muitos anos de trabalho e dedicação, o descanso acompanhado de uma aposentadoria é um dos melhores resultados para tantos esforços, contudo, quando se passa um longo período sem alguma atividade, muitas vezes, o aposentado necessita de atividades e até trabalhos temporários, mas em alguns casos, existe a necessidade de completar a renda familiar.

Muitos visam a volta no mercado de trabalho para se sentirem profissionalmente realizados e continuar a prestar serviço. Aliando a oportunidade com vontade, os aposentados têm se mostrado cada vez mais animados com essa volta.

Um dos principais fatores que levam a esse fato é o envelhecimento da população. Segundo dados, nos últimos 10 anos, o número de paulistanos com 60 anos ou mais subiu 35% e chegou a 1,3 milhão. A Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) prevê que, se continuar assim, em 2024 o grupo da terceira idade pode ultrapassar o de crianças e jovens de até 14 anos.

Há alguns anos atrás, existia preconceito quanto à volta no mercado de trabalho de pessoas acima dos 45 anos. Mas, nos últimos tempos, esta mentalidade tem sido alterada e os profissionais mais velhos e mais experientes podem conseguir se reinserir no mercado.

As vagas oferecidas variam de acordo com o histórico profissional do aposentado. Por exemplo, a vaga para contador aposentado exige técnico ou profissionalizante em contabilidade. Outra vaga muito oferecida é de pesquisador de rua. O aposentado visita os comércios do bairro e apresenta os serviços de uma empresa por meio de panfletos auto-explicativos. O trabalho de assistente social aposentado é outra vaga muito procurada pelas empresas. Normalmente, o cargo é exercido por mulheres e é exigida experiência em empresas, boa fluência verbal e conhecimento básico de informática. O cargo de recepcionista é uma ótima escolha, pois as exigências são básicas como segundo grau completo, já ter trabalhado de secretária ou recepcionista em outra empresa, ser pontual e organizada.


Tags: modelos de currículos para professores aposentados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *