Trabalho Informal


Artigo Publicado em: Emprego


O trabalho informal é uma prática de atividade econômica sem que haja registros oficiais como assinatura da carteira de trabalho, emissão de notas fiscais, algum tipo de contribuição e contrato social de empresa.

Esse tipo de trabalho cresceu na década de 90 decorrente à crise econômica, e desta forma, as empresas tiveram que enxugar seu quadro de funcionários e baixar o valor de suas mercadorias.

O setor informal ocorre com frequência em áreas do comércio, alimentação e na prestação de serviços, como vendedores, diaristas e outros que por algum motivo permanecem na informalidade.

A pessoa física que presta qualquer tipo de serviço sem vínculo com o empregador pode ser considerada autônoma também, sendo que é uma pessoa que exerce atividade por conta própria mesmo que sem fins lucrativos.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo existem mais de 300 milhões de trabalhadores informais, sendo que mais de 30 milhões são brasileiros. Mais especificamente, o trabalho informal atinge aproximadamente 50% da ocupação dos brasileiros. No Brasil pode ser caracterizada pelo fato do excesso de tributos, burocracia para atuar legalmente, desemprego, entre outras causas. O trabalho informal se tornou a única fonte de renda para muitas famílias, quais não tem mão de obra qualificada e dessa forma as empresas se tornam mais exigentes.

Um fator negativo em relação aos trabalhadores informais é que eles acabam desprotegidos pelas leis trabalhistas, sendo elas as responsáveis que oferecem aposentadorias e direitos por lei. Isso não é possível, pois eles não contribuem com a Previdência Social.

Segundo um estudo publicado pelo Centro Internacional de Pobreza, nas maiores cidades do País, o emprego sem carteira assinada tira mais pessoas da condição de pobreza extrema do que o emprego com registro. Entretanto, revela que o trabalhador que possui registro na carteira de trabalho tem menores possibilidades de entrar na pobreza. Trabalhadores informais estão mais propensos a cair na pobreza por terem menos auxílio e resguardo do governo em tempos de dificuldade na economia.


Tags: como escrever no curriculo trabalhos informais,o que é trabalho informal no curriculo,trabalho informal no curriculo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *