Trabalho em Equipe


Artigo Publicado em: Emprego


O ser humano sempre viveu em sociedade, ou seja, em equipes. O convívio social é característica do homem desde os tempos mais remotos. Atualmente, isso não mudou, mas se consolidou em diversas áreas. Se tratando do convívio no trabalho, todos em um mesmo espaço devem buscar objetivos similares e ter afinidades e assim, auxiliando um ao outro como uma espécie de equipe.

Entretanto, não existem dados que confirmem quando surgiu a iniciativa de reunir indivíduos em grupos visando um objetivo comum, mas esta concepção de equipe existe desde os primórdios quando se iniciou a racionalização do processo de trabalho.

Estudos apontam que o trabalho, quando realizado em equipe, pode ser considerado uma estratégia, que tem o potencial de aumentar a produtividade do trabalho. Além disso, este tipo de trabalho melhora a satisfação das empresas de um modo geral.

Um serviço executado em equipe rompe com a hierarquia das empresas, pois facilita o processo de comunicação interna, a troca de conhecimentos de várias áreas, além de criar oportunidades de exercício de liderança. Todos esses fatores refletem no comprometimento, cooperação, aprendizagem e transformação dos funcionários.

Em uma equipe, independente do lugar onde estiver atuando, devem ser avaliadas as competências individuais para o desenvolvimento, visando atingir metas. Para que isso aconteça de forma correta, é preciso definir a missão e os objetivos de cada ação. Contudo, o mais importante é que haja harmonia neste grupo, pois as equipes estão para melhorar as relações organizacionais de uma empresa.

Em um grupo com os mesmos objetivos é fundamental que todos os integrantes tenham ética e respeito. O dialogo é outro fator relevante para garantir a interação de pessoas de pensamentos diferentes, a aprendizagem coletiva, o crescimento individual e a circulação do conhecimento. Outro item importante é a cooperação mútua.

Obviamente que dividir as tarefas, de maneira proporcional a todos, é outro ponto essencial para que o trabalho em equipe flua corretamente sem sobrecarregar um mais que o outro. Todos devem dar o melhor de si independente do serviço entregue e ter humildade de reconhecer quando não tem domínio sobre o serviço e compartilhar dúvidas com colegas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *