Trabalhar na Usina de Belo Monte


Artigo Publicado em: Emprego


Localizada no Rio Xingu, no estado do Pará, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma construção de grandes dimensões que visa a produção de energia renovável a grande escala. Esta pretensão faz com que este investimento (orçado em aproximadamente 19 bilhões de reais) seja atualmente considerado a terceira maior usina hidrelétrica a nível mundial.

Com inauguração prevista para fevereiro de 2015, muitas são as pessoas que pretendem ingressar o quadro de recursos humanos alocado a esta obra, cuja previsão empregatícia é de aproximadamente 20 mil pessoas no período em que a construção atingir o seu auge em termos de volume de trabalho. A Usina Hidrelétrica de Belo Monte monopoliza cinco municípios do estado – Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Viória de Xingu e Altamira –, sendo que, de acordo com informações avançadas pelo executivo e pelo consórcio que tutela a obra (a Norte Energia S.A.), o número de postos de trabalho nesta região registrou um aumento significativo.

Direta ou indiretamente relacionados com a construção em si mesma, os empregos gerados dizem respeito a vagas para operadores de máquinas, pedreiros, motoristas, técnicos de segurança do trabalho, carpinteiros, operários, soldadores e engenheiros, além de outros quadros técnicos de nível médio e superior. Por se tratar de um elevado investimento em termos econômicos, materiais e humanos, esta usina tem os seus processos de recrutamento a cargo do SINE (Sistema Nacional de Emprego) que, desde o início da obra em junho de 2011, tem aprovado e implantado diversas iniciativas e ações de formação e qualificação dos seus futuros quadros.

Além de estar atento/a às divulgações efetuadas pelo SINE em matéria de processos seletivos para a Usina de Belo Monte, você poderá tomar algumas medidas práticas que aumentem as chances de ser contratado para trabalhar neste empreendimento; uma dessas ações poderá versar a inscrição em um curso de línguas (predominantemente o inglês), que fará a diferença na hora de assumir uma função mais vantajosa face à oferta de cargos disponíveis. Por outro lado, também a reciclagem de conhecimentos e a frequência de cursos de aperfeiçoamento na sua área profissional são iniciativas que fazem de você um recurso de valor acrescentado para a entidade patronal.

Comece hoje mesmo a preparar-se e torne o seu sonho de trabalhar na Usina Hidrelétrica de Belo Monte em realidade!



3 ideias sobre “Trabalhar na Usina de Belo Monte

  1. dilmar teles Nunes junior

    Já trabalhei em obra de hidroelétrica. No sesmt e gostaria. Muito de trabalhar em Belo Monte. O q preciso fazer. Não tenho preferência, pode ser em qualquer área. ..

    Responder
    1. dilmar teles Nunes junior

      Tenho certeza que posso desempenhar com a mais absoluta competência qualquer função que me for direcionada, estou desempregado e vejo nesta obra uma ótima oportunidade de ter estabilidade no mercado de trabalho, por favor aguardo resposta

      Responder
  2. francisco de assis vaz pereira junior

    sou carpinteiro e armador com disponilidade para qual quer estado do brasil tenho curso de trabalho e resgate em altura com experiencia meu contato(98)991600096 vivo e meu oi (86) 8850 2697

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *