Teste Vocacional


Artigo Publicado em: Vestibular


O teste vocacional é muito usado por adolescentes que ainda não sabem em que profissão desejam seguir ou ainda, por aqueles que têm dúvidas de suas aptidões.

O teste vocacional é usado para dar uma direção àqueles que não sabem por onde atuar e estão precisando de ajuda com essa escolha. Ele é muito indicado para jovens que estão no último ano do ensino médio para que assim, os ajudem a escolher quais serão os próximos passos de sua vida profissional.

Existem diversas modalidades de testes vocacionais, cada uma dessas modalidades tem uma aplicação diferente. Sendo assim, cabe ao profissional escolher qual é o melhor método para ser adotado a depender do cliente que está sendo atendido.

O que é Avaliado em um Teste Vocacional?

Quando uma pessoa resolver fazer um teste vocacional, já é um indicativo de que existem muitas questões internas que ainda não estão bem resolvidas. É por isso que existe a necessidade de um exame vocacional.

Nele, o participante será avaliado por suas preferências, escolhas e atividades que mais gosta e prendem sua atenção. Com essas questões todas avaliadas, o profissional responsável pelo desenvolvimento do teste, conseguirá dar uma direção de profissão.

Em um teste vocacional, você nunca descobre a profissão exata que deve seguir e sim, uma gama de opção em que você se dará bem se seguir. No entanto, é certo que as vertentes de trabalho serão as mesmas. Por exemplo, você não receberá um teste vocacional que você tem aptidão para médico e engenheiro. Isso porque, as duas profissões estão em campos totalmente diferentes.

Testes Vocacionais da Internet Funcionam?

Existem diferentes tipos de testes vocacionais que podem ser feitos pela Internet. No entanto, a maioria não é nem um pouco confiável.

Se você quer fazer um teste vocacional sério, procure instituições que são especializadas nesse tipo de serviço. Normalmente as escolas oferecem este teste aos seus alunos ou você pode procurar um psicólogo especializado para realizar seu teste.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *