Técnico em Edificações no SENAI



A área da construção civil é uma das que mais cresceu nos últimos anos e que ainda deverá continuar neste processo pelos próximos anos, principalmente, pelo fato do aumento do poder aquisitivo da população e dos planos que beneficiam famílias a adquirir a casa própria, além dos voltados para o desenvolvimento do país através de iniciativas públicas e privadas.

Contudo, para que as obras sejam de excelente qualidade é necessário que a mesma possua um técnico em edificações – profissão que vem crescendo nos últimos anos e que ainda não é tanto difundida no Brasil.

Para aumentar o número de profissionais qualificados e, desta maneira, diminuir a lacuna existente, o Serviço Nacional da Indústria também conhecido pela sigla SENAI, oferece em duas de suas escolas espalhadas pelo Estado de São Paulo, o curso Técnico em Edificações. O curso possui uma carga horária total de 1200 horas, sendo que é oferecido na Escola Orlando Laviero Ferraiuolo, na capital (Tatuapé) e na Escola João Martins Coube, em Bauru.

O curso Técnico em Edificações do SENAI tem como objetivo primordial formar novos profissionais com conhecimentos para participar desde o projeto de uma obra, passando pelo planejamento e supervisionado a sua execução e finalizando com o controle dos recursos de tecnologia e dos materiais empregados.

Por ser uma área muito ampla o curso é oferecido em quatro módulos: Básico, Específico I, Específico II e Final, sendo que cada uma conta com diversas disciplinas, como veremos a partir de agora:

• Módulo Básico:
- Comunicação Oral e Escrita
- Sistemas e Processos Construtivos
- Desenho Técnico de Edificações
- Instalações Elétricas, Hidráulicas e Especiais

• Módulo Específico I
- Serviços Preliminares de Topografia e Sondagem
- Representação Gráfica e Gestão da Documentação Técnica
- Administração de Documentação Legal

• Módulo Específico II
- Ensaios Tecnológicos
- Planejamento, Custos e Produtividade

• Módulo Final
- Gestão de Pessoas
- Gestão da Produção
- Projetos

Para finalizar o curso, na disciplina de Projetos o egresso deverá realizar apresentar um projeto completo como forma de trabalho de conclusão de curso para a obtenção do título de Técnico em Edificações.



Um Comentário

  1. Jessica disse:

    Como faço pra me escrever no curso de edificações no senai.

Deixe um Comentário

© 2011 Modelos de currículo 2014 Curriculum Pronto 2014. Todos os direitos reservados.