Técnico de Redes de Computadores no SENAI


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


A tecnologia da informação, como é conhecida atualmente a informática, é uma das áreas que mais crescem em todo o mundo, inclusive, no Brasil. Infelizmente, é notório que o número de novos profissionais formados todos os anos ainda é pequeno se comparado as reais necessidades do mercado, ainda mais quando se trata de redes de computadores.

O SENAI (Serviço Nacional da Indústria) de São Paulo oferece a população em geral um curso Técnico de Redes de Computadores em cinco escolas espalhadas pelo estado: duas na capital (uma no bairro de Santa Cecília e outra em Santo Amaro), uma na grande São Paulo (Jandira) e duas no interior do estado (Santos e São José dos Campos).

O curso em todas as escolas segue a mesma grade curricular e, sendo assim, possui um número total de 1200 horas/aula, onde o aluno irá adquirir conhecimentos para realizar a implantação, planejamento, administração e manutenção desde uma rede de poucos computadores e, até mesmo, a grandes redes.

Como não poderia deixar de acontecer o curso Técnico de Redes de Computadores do SENAI tem foco, também, na preservação dos sistemas computacionais e considera durante todas as disciplinas os princípios da qualidade e da produção em todos os serviços, visando diminuir o número de falhas na implantação e, com isso, uma menor necessidade de manutenção por parte dos profissionais.

É importante ressaltar que todos os cursos técnicos do SENAI buscam qualificar os profissionais não apenas para a profissão na área em que está sendo aplicado e por conta desse fato o curso Técnico em Redes de Computadores oferece disciplinas básicas como Português (compreensão oral e escrita) e matemática aplicada.

Além dessas disciplinas os alunos aprendem a história dos computadores, assim como o surgimento das principais redes de computadores durante as grandes guerras que assolaram o mundo.

Quanto aos disciplinas específicas e avançadas do curso, o SENAI oferece comunicação de dados, redes de computadores, fundamentos de sistemas operacionais, projetos de redes, gestão de projetos de redes, redes convergentes, auditoria de redes, redes de alta velocidade e, claro, a internet, entre outras.

Como forma de concluir o curso o aluno deverá realizar um projeto de uma rede de computadores e apresentar o mesmo como um Trabalho de Conclusão de Curso.



2 ideias sobre “Técnico de Redes de Computadores no SENAI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *