Técnico de Química no SENAI


Artigo Publicado em: Cursos


Uma das áreas mais importantes nas indústrias é a química, onde é necessário que os profissionais sejam altamente qualificados para poderem executar as tarefas da melhor forma possível. Como forma de melhorar o nível dos profissionais desta área, o SENAI – Serviço Nacional da Indústria do Estado de São Paulo oferece, em três escolas, o curso Técnico de Química.

O referido curso possui duas cargas horárias: 1200 horas/aula na Escola SENAI “Luiz Simon”, localizada na cidade de Jacareí e 1245 horas/aula nas Escolas SENAI “Mario Amato”, em São Bernardo do Campo e “Santo Paschoal Crepaldi, em Presidente Prudente.

O curso Técnico de Química tem por objetivo capacitar os futuros profissionais na área para gerenciar processos laboratoriais e industriais e, até mesmo, desenvolver novos produtos e serviços. Assim como os demais cursos do SENAI, o Técnico de Química preza pelos padrões de qualidade e, principalmente, pela integridade das pessoas e do meio ambiente visto que a profissão oferece risco aos mesmos.

No curso, os egressos veem disciplinas como, por exemplo, Comunicação Oral e Escrita, assim como as Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas em uma fase inicial do referido curso. Nestas disciplinas serão vistos e revistos conhecimentos como a Língua Portuguesa, assim como ética, organização, trabalho em equipe, metodologias, observações, entre outros.

Passado este primeiro momento, o curso Técnico de Química parte para uma fase mais avançado onde os alunos passam a estudar conteúdos voltados exclusivamente para a nova profissão, como, por exemplo, as técnicas laboratoriais, onde é aprendido a ter o completo domínio sobre todas as etapas do processo laboratorial, assim como das principais técnicas de análise. É nesta disciplina, também, que o aluno aprende o quanto é necessário o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos, entre outros conhecimentos.

Por trabalhar com ciências, os alunos tem um terceiro momento dentro do curso voltado para os fundamentos da estatística onde, inclusive, irão aprender a utilizar planilhas eletrônicas e calculadoras científicas.

Outras disciplinas presentes no curso e que são importantes, são: Química Orgânica, Análises Químicas, Físico-Químicas e Microbiológicas, Gestão de Pessoas, Operação e Controle de Processos Químicos, Planejamento e Gestão de Processos Industriais e, por fim, a disciplina de Desenvolvimento de Produtos e Serviços.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *