Técnico de Cerâmica no SENAI


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


O Serviço Nacional da Indústria (SENAI) oferece a população em geral diversos cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, porém voltados para o ramo industrial. Entre estes cursos oferecidos estão os de técnico que, inclusive, estão na lista dos mais procurados.

Um dos cursos que tem recebido cada vez mais alunos é o de Técnico de Cerâmica promovido pelo SENAI São Paulo em duas de suas escolas espalhadas pelo estado: em São Bernardo do Campo e em Rio Claro.

O curso que tem uma duração total de 1200 horas busca qualificar os participantes para planejar, coordenar e controlar todo o processo de produção das cerâmicas e, ainda, ter conhecimento avançado para atuar, inclusive, no desenvolvimento de novos produtos nesta área, claro que sempre levando em consideração as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), assim como as ambientais, qualidade e, principalmente, as de saúde e segurança do trabalhador.

O curso técnico de cerâmica é dividido em dois estágios, sendo que eles acontecem conjuntamente ao longo das aulas: o teórico e o prático.

As aulas teóricas vão desde o conhecimento básico da língua portuguesa com ensino de análises textuais e temáticas para uma melhor compreensão de textos e, até mesmo, conhecimento de editores de texto para aprender a manipular corretamente os arquivos. Com relação a matemática, o aluno aprende desde as operações matemáticas chegando até os fundamentos de metrologia, indispensáveis para as disciplinas específicas.

A partir deste momento – depois das disciplinas gerais – os alunos entram nos conhecimentos voltados propriamente a função e aprendem a história da indústria da cerâmica e os seus principais processos de fabricação. Além disso, é ensinado aos alunos ao longo do curso Técnico em Cerâmica conhecimentos sobre o controle do processo produtivo e definições e aplicações de ensaios cerâmicos, como, por exemplo, amostragem, porosidade e fator de empacotamento, soluções químicas, massa específica real, entre outros.

Para finalizar o curso do SENAI, é apresentado aos alunos os conceitos e ensinamentos sobre gestão de pessoas como liderança, planejamento, segurança, treinamento, entre outros e chegando ao desenvolvimento de um produto cerâmico com a apresentação de um trabalho científico de conclusão de curso.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *