SENAR – Ensino à Distância


Artigo Publicado em: Cursos


A era da globalização tem tornado maiores as exigências para o mercado de trabalho, mas também intensificado a agilidade e acessibilidade aos recursos disponíveis. Tempo, porém, nem sempre é um aliado de quem presta serviços. E por isto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural [Senar] oferece cursos à distância, ideal para quem busca a conciliação entre qualidade e praticidade.

Neles, o interessado estará lidando diretamente com a questão do agronegócio, setor em forte crescente no cenário nacional. Para se ter uma ideia, estudos da Kepler Weber, empresa especializada no ramo, trazem à tona que a atividade resulta em cerca de 20% do Produto Interno Bruto [PIB] do Brasil, sendo responsável também por 41% das exportações, que tendem a continuar crescendo nos próximos anos.

Sendo assim, o trabalhador pode englobar-se na questão com os cursos de educação à distância do Senar, que visam aumentar o conhecimento e produtividade, atualizar o produtor sobre o mercado e consequentemente expandir o profissionalismo e aumentar a renda e qualidade de vida.

Em tais cursos, encontra-se, por exemplo, a categoria de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, que visa fortalecer a gestão da propriedade rural familiar e o agronegócio brasileiro. Nesta área estão disponíveis os cursos “Com Licença Vou à Luta”, para capacitação feminina no empreendedorismo rural; “Trabalhador Empreendedor”, a fim de aperfeiçoar as qualidades dos empreendedores; e o “Negócio Certo Rural”, por meio de internet e CD-Rom, que visa a melhoria da administração das propriedades rurais.

Também são oferecidos os cursos de Capacitação Tecnológica, perfeitos para quem quer saber mais sobre as características e atualizações do segmento rural. Nesta área, é necessário ter experiência e formação técnica ou superior no setor rural ou de Ciências Agrárias. Atualmente, são oferecidos cursos especializados em Suinocultura, Silvicultura, Piscicultura, Heveicultura, Floricultura, Bovino de Leite e de Corte e Ovinocultura.

Além disso, em virtude das ferramentas do computador e da internet contarem com amplos recursos e portanto poderem ser um forte aliado do trabalhador rural, também estão disponíveis, para quem quer iniciar ou aperfeiçoar suas habilidades no meio, cursos na área de Inclusão Digital, que vão desde os Primeiros Passos na Informática – passando por Primeiros

Passos no E-mail, na internet, na digitação e no Canal do Produtor – às plataformas Word e Excel 2010 Básico, ferramentas de funcionalidade essencial para o produtor.

Por fim, entra em cena a parte de Qualidade de Vida, disponível no curso sobre Saúde Rural, onde são ensinadas técnicas de prevenir e reduzir acidentes no campo, assim como a ocorrências de doenças, melhorando a saúde dos envolvidos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *