Redação Unicamp


Artigo Publicado em: Vestibular


Dentre as inúmeras universidades públicas que existem no Brasil, a Unicamp ganha destaque entre as melhores. Diante da alta qualidade há também uma grande exigência. Por esse motivo, o seu vestibular é um dos mais concorridos, uma vez que, a maioria das pessoas tem o sonho de fazer um curso de graduação em uma das maiores e melhores universidades do mundo.

Estudar na Unicamp é ter acesso ao melhor do ensino público de qualidade. Com diversas opções de projetos de pesquisa em todas as áreas, esta universidade tem alto índice de aprovação na CAPES, órgão que avaliar através de um sistema de notas os cursos de graduação e pós-graduação.

No entanto, quem vai enfrentar a prova do vestibular da Unicamp deve estar preparado para duas principais coisas: a primeira delas é a concorrência por cada vaga, uma vez que, os índices costumam passar de sete candidatos por vaga. Além disso, a redação que é cobrada na prova é uma das mais difíceis quando comparada com todos os outros vestibulares do país. Isso porque, a sua correção é uma das mais rígidas que existe, uma vez que a comissão julgadora de cada redação é muito crítica. Exige-se o uso correto da norma ortográfica, avaliando a capacidade de argumentar do candidato, além disso, questões como o domínio de relacionar textos também são considerados como critério para aprovação.

No entanto, a cada ano a prova sofre uma modificação para que assim, só aprove os melhores candidatos e logo, construa salas de excelência. Isso faz com que as classes da graduação sejam de uma qualidade gigantesca e que forme pessoas preparadas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Alunos da Unicamp são altamente valorizados no mercado de trabalho.

Cada curso tem uma grade horária fixa e muitas vezes durando o dia todo, sendo assim, o aluno fica impossibilitado de trabalhar durante quase todo o curso. No entanto, no final do curso, essas horas aulas são reduzidas para que os alunos possam começar a estagiar. Existem também cursos de verão, que nada mais são que cursos de férias. Estes, em sua maioria, são pré-requisito para que o aluno obtenha o diploma de graduação.

Se você quer uma das vagas de graduação que são oferecidas pela Unicamp, não deixe de começar seus estudos logo no começo do ano, uma vez que, as vagas são muito concorridas e fazem com que a relação candidato/vaga seja a maior possível. É preciso estudar as provas anteriores, para se familiarizar com o nível e tipo de prova elaborado pela instituição.

No mais, a dica é: Estude muito e se concentre para fazer uma prova de excelência com uma redação que contribua para o acréscimo de sua nota, assim você terá mais chances de conquistar a tão sonhada vaga.

Estudantes, principalmente concluintes do ensino médio, sonham em entrar em uma faculdade renomeada, com nome em destaque em diversos sites e programas de qualidade, além de conseguir que sua formação seja destaque em seu currículo devido à faculdade ou universidade prestada.

A Unicamp é uma das instituições de ensino superior mais requisitadas de todo o estado de São Paulo, devido a gratuidade da mesma, além do prestígio, sendo considerada uma das melhores faculdades públicas.

Para ingressar na Unicamp é necessária a realização de uma prova para testar os conhecimentos gerais do aluno, sendo que um dos pontos mais elaborados da mesma é a redação, sendo o item de maior pontuação no vestibular.

Para prestar Unicamp e conseguir fazer a redação com êxito é necessário que você saiba as normas ortográficas atuais, além da coerência e coesão que são cobrados nos textos.

Não há como pegar uma base de anos anteriores para a redação, pois os temas são diferenciados a cada vestibular, devendo focar-se nos estudos caso você queira ser o novo aluno da Unicamp e escolher o curso que melhor agrade seu gosto pessoal e profissional.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *