Recrutamento nas Empresas


Artigo Publicado em: Emprego


O processo de recrutamento de funcionários é bastante importante em uma empresa, já que é dessa forma que é possível descobrir talentos que podem trazer diferenciais, visto que o mercado está cada vez mais competitivo. Hoje em dia as organizações já estão ficando mais conscientes e dão mais importância e valorização a esse processo, pois quando não é dedicada a atenção necessária a esse assunto, a empresa pode enfrentar problemas quando precisar de mão-de-obra especializada, já que é um erro comum julgar que os candidatos serão atraídos sem problemas para a empresa e os recursos humanos serão repostos com facilidade quando for necessário.

Basicamente, há três tipos de recrutamento: o externo, o misto e o interno. O externo visa procurar novos talentos no mercado de trabalho, fora da empresa. O interno tem a pretensão de procurar pessoa de dentro da própria empresa, para serem transferidos para áreas com vagas abertas. O misto envolve pessoas de dentro da empresa e de fora, mesclando os profissionais. E para que isso aconteça da melhor forma, é importante que a organização tenha especialistas capacitados, para serem capazes de fazer as melhores escolhas de acordo com o perfil da empresa.

Atualmente, além da formação e a da experiência, um ponto fundamental em processos de seleção é o perfil do candidato. A experiência e o conhecimento podem ser adquiridos, mas o perfil não pode ser mudado, normalmente. Então, as empresas não querem apenas separar os bons profissionais dos ruins, e sim selecionar os que tenham valores compatíveis com os seus. Dessa forma, o candidato deve buscar emprego em um lugar que tenha valores semelhantes aos seus, pois não adiantará ser um ótimo profissional se o seu jeito de ser e suas ideias não forem bem aceitas. Por isso, é interessante que o candidato pesquise antes sobre a empresa que quer trabalhar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *