Qual a diferença entre faculdade e universidade?


Artigo Publicado em: Vestibular


O estudo com certeza é algo muito importante no mundo todo, antigamente a maioria dos brasileiros não dava tanta ênfase aos estudos e um reflexo disso é que atualmente contamos com poucos profissionais preparados em determinadas áreas que requerem muito estudo e os números também acabam impressionando, não tanto por pessoas que não tem um curso superior, principalmente por que é preciso na maioria das vezes ter dinheiro para fazer o mesmo.

Porém o que impressiona é que há muitos brasileiros que nem mesmo chegaram a terminar o Ensino Médio e existem vários que não conseguiram terminar nem mesmo o Ensino Fundamental. Com isso, essas pessoas acabam tendo muitos problemas durante toda a sua vida, porque suas oportunidades de emprego acabam diminuindo pela metade, principalmente por essas escolhas que fizeram em relação aos seus estudos, pois isso acaba sendo um grande diferencial principalmente em relação ao seu futuro.

Mas existem muitas pessoas que estão se preparando para o Ensino Superior e assim se dar mais oportunidades, porém você que estuda ou você que se prepara para o Ensino Superior, você sabe qual a diferença entre uma Faculdade e uma Universidade? Isso acaba sendo uma pergunta que a maioria das pessoas se fazem, principalmente por que muitas falam que irá frequentar uma universidade ou irá fazer uma faculdade.

Em todo caso a Universidade é um conjunto de faculdades, ou seja, uma grande variedade de cursos que no caso se denomina Universidade. Em poucas palavras a Universidade é a instituição em si e a mesma abrange todos os cursos oferecidos em determinada instituição. Para uma instituição se tornar uma Universidade, ela precisa preencher uma série de pré – requisitos, como ter em seu quadro de curso, 1 (um) curso de cada nível de ensino, ou seja, é necessário que se tenha cursos de graduação, de pós – graduação, de mestrado, doutorado e assim por diante, só desta forma, depois de possuir em seu quadro de ensino todos os níveis exigidos que uma faculdade terá seu grau elevado para se tornar uma Universidade. Além destes níveis é necessário que a faculdade também possua 1 curso de cada área, um de humanas, um de exatas e outro de ciências biológicas.

Já a Faculdade faz referencia a um curso distinto, sendo assim quando você diz que está fazendo faculdade, você está dizendo que está fazendo um curso especifico. Sendo assim você frequenta a universidade e vai à mesma fazer sua faculdade um curso especifico e único. Outra diferença se encontra porque a faculdade não é obrigada a ter todos os níveis: o ensino, a extensão e a pesquisa, são nesses níveis que se encontram a graduação, a pós, o doutorado e mestrado. Ou seja, a faculdade normalmente só possui o ensino e a extensão, a parte de pesquisa normalmente fica por conta dos Centros Universitários.



Uma ideia sobre “Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *