Provas de direito em concursos públicos


Artigo Publicado em: Concursos


Existem concursos públicos para todas as áreas de atuação, dependendo do ramo no qual o profissional deseja inserir-se para dar continuidade ou até mesmo início à sua trajetória no mercado de trabalho, conseguindo ingressar em uma grande empresa, órgão ou instituição mediante aos seus conhecimentos que devem ser aplicados no momento do exame, conseguindo realizá-lo perfeitamente para conseguir sua aprovação.

Para os profissionais de direito, várias vezes os concursos relacionados ao ramo possuem questões unicamente relacionadas à área de atuação, fazendo com que todos os candidatos interessados devam preparar-se de acordo com os principais segmentos e matérias que são aplicadas no momento da prova.

Visão geral

Todos os candidatos que cursam direito e desejam participar de concursos públicos referentes à área, normalmente, devem possuir ensino superior no ramo, pois todos os ensinamentos e conhecimentos específicos são distribuídos por meio da graduação, além de alguns concursos que também aceitam ensino técnico como pré-requisito, pois esta vertente também permite, mesmo que de forma básica à intermediária, oferecer os ensinamentos necessários e iniciais para um profissional que deseja especializar-se na área.

As perguntas que serão aplicadas, assim como os ramos de conhecimento que serão abordados depende de cada concurso público desejado pelo profissional em questão, afinal há várias provas que somente tratam-se dos segmentos de direito, assim como outros mesclam conhecimentos que são considerados básicos em diferentes outras áreas.

Os conhecimentos que são tachados como básicos e que, muitas vezes, são apresentados aos candidatos que inscreveram-se para realizar a prova fazem relação aos ensinamentos aplicados em diferentes níveis de escolaridade comum, tais como ensino fundamental e ensino médio, devendo relembrar as matérias e disciplinas que foram aplicadas nesta época, tais como matemática, física, química, português, entre diferentes outras vertentes, para que seja possível responder questões com este grau de dificuldade.

As questões reservadas ao direito, especificamente, e suas diversas vertentes devem ser estudas e visualizadas no ensino técnico, superior ou até mesmo em patamares ainda mais avançados, como pós-graduação, por exemplo.

Para estudar as matérias corretas e que realmente serão aplicadas no concurso público, podendo variar de acordo com cada órgão ou empresa que promove este tipo de exame, é necessário verificar o edital e visualizar quais os conhecimentos que são considerados obrigatórios para todos os inscritos.

Direito penal
Um dos ramos que costumeiramente é aplicado em exames e concursos púbicos é o direito penal, sendo que, tanto em cursos técnicos, quando em graduação e ensino superior esta vertente da área de atuação é disponibilizada aos estudantes.

O direito penal trata-se de um ramo que somente dedica-se às normas que são definidas pelo Poder Legislativo, ou seja, consultando leis diversas que podem auxiliar na resolução e na defesa de um caso específico, conseguindo inocentar determinadas pessoas e identificar os delitos que são cometidos.

O principal objetivo do direito penal é conseguir preservar a sociedade, fazendo com que as devidas punições sejam aplicadas e infratores sejam identificados, enquadrando os pequenos delitos em leis que são disseminadas por um dos poderes brasileiros, conseguindo desenvolver o Brasil corretamente, priorizando a justiça e a aplicação das normas que são definidas.

Normalmente as questões de concursos públicos que fazem relação com o direito penal são aplicadas em forma de exemplos, ou seja, uma história que é contada de forma fictícia para que o candidato em questão possa identificar o tipo de inflação segundo determinada norma estabelecida pelo Poder Legislativo, assim como suas penalidades e diferentes outros aspectos que também podem estar inclusos, variando entre perguntas dissertativas ou múltipla escolha.

Direito administrativo
Outro ramo do direito que exige muita atenção dos candidatos no momento de realizar diferentes concursos públicos é o direito administrativo, sendo que esta disciplina gera muitas questões no momento da realização da prova, até mesmo podendo ser o foco principal de alguns exames para cargos muito específicos.

O direito administrativo é relacionado à área de conhecimento ligada ao direito público interno, devendo observar os ensinamentos e conhecimentos que são propagados pela Administração Pública e por todos aqueles que fazem parte da mesma.

O objetivo e foco do direito administrativo e fazer com que órgãos, entidades, agentes e atividades que possuam finalidade pública consigam atingir o interesse da população, conseguindo chegar até as metas que forem traçadas, desde que todas as ações e atos realizados para atingir os objetivos específicos estejam de acordo com as normas e leis disponibilizadas pela área de direito, tornando-se legais.

Questões em concursos públicos relacionadas ao direito administrativo também pode ser aplicadas em forma de demonstrações e exemplos, permitindo que o candidato opte pela resposta que possuir maior ligação com o tema proposto, aplicando seus conhecimentos e conseguindo a aprovação para a vaga de emprego em questão.

As questões para a área de direito administrativo, tais como direito penal, também podem ser tanto dissertativas, como de múltipla escolha, de acordo com os responsáveis pela preparação e aplicação do exame.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *