Pós Graduação na USP



A pós-graduação é uma especialização que as pessoas devem fazer após a faculdade. Isso porque, é uma forma de reafirmar e garantir uma maior qualificação após o termino da faculdade. Sendo assim, o ideal é que logo após o término da faculdade o aluno já procure uma área de interesse para desenvolver uma pós-graduação.

Existem diversos locais que disponibilizam esses tipos de curso, porém assim como a qualidade na graduação, a Universidade de São Paulo (USP), possui uma qualidade superior às demais. Por esse motivo, muitas pessoas procuram vagas para fazer sua pós-graduação nessa Universidade. Conhecida por ter um dos vestibulares mais difíceis do país, a USP é a maior universidade pública do Brasil, sendo reconhecida não só por sua dimensão, mas também por sua qualidade. Líder em pesquisas de alta tecnologia, tudo de mais novo no que tange a educação e a pesquisa no país se encontra na USP, que hoje conta com os melhores professores do estado brasileiro e também no mundo, visto que boa parte é reconhecida internacionalmente.

Trata-se de uma instituição de renome e tradição, almejada por profissionais e alunos. Assim, diante de tamanho reconhecimento, ter um diploma da USP significa reconhecimento e retorno profissional.

No entanto, para quem pensa que a pós-graduação na USP é gratuita assim como a graduação, se engana. Para fazer esse curso na USP, o aluno precisará desembolsar em média, R$800,00. Além disso, o candidato precisará de aprovação para participar no curso. Mas isso é prática comum em outras universidades públicas, que também cobram pelos cursos de especialização. Quanto aos cursos de Mestrado e Doutorado, estes são gratuitos e ainda há a possibilidade de o aluno receber bolsa de financiamento à sua pesquisa.
A pós-graduação em nível de especialização tem sua aprovação resumida em duas etapas. Na primeira o candidato deve enviar o seu currículo profissional, com todas as suas experiências de trabalho e todas as informações de sua vida acadêmica. Se você for aprovado nessa fase, será comunicado por telefone e uma entrevista será marcada com o candidato e essa será a segunda avaliação.

Na entrevista presencial, o candidato será questionado sobre o motivo da escolha da USP para fazer a pós-graduação, porque deseja fazer um curso desse tipo e diversas outras questões que façam com que só os melhores sejam selecionados para integrar o curso.

Se você for aprovado nessa fase, você já está automaticamente matriculado no curso. Basta ir a USP e escolher as matérias que vai cursar. É comum que as aulas sejam dadas somente três vezes por semana, uma vez que, a maioria dos participantes trabalha e a própria reitoria da pós graduação sabe disso.
Essa pós vale a pena, se você quer ser o melhor no que faz!


Tags: modelo currículo profissional para pós-graduação

Deixe um Comentário

© 2011 Modelos de currículo 2014 Curriculum Pronto 2014. Todos os direitos reservados.