Pós-graduação em Fisioterapia


Artigo Publicado em: Cursos


Para fazer uma pós-graduação em fisioterapia é necessário ser um profissional habilitado para exercer a fisioterapia, ou seja, ser graduado no curso. A graduação em fisioterapia consiste no conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O profissional previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura.

Um das vantagens de fazer uma pós-graduação em fisioterapia é pelo fato de ampliar e aprofundar os conhecimentos obtidos na faculdade. Outro ponto é estudar com diversos profissionais da área, o que pode lhe garantir contatos, indicações ou até parcerias.

A Pós-graduação serve como uma especialização de determinada área da saúde que pretende seguir. Existem diversos cursos para muitas especialidades no mercado. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece 12 especialidades dentro da fisioterapia: Acupuntura, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Onco-Funcional, Fisioterapia Pneumo-Funcional, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia Urogineco-Funcional, Osteopatia e Quiropraxia e Fisioterapia em saúde coletiva.

O curso de Fisioterapia Dermatofuncional consiste na atuação em tratamentos estéticos. A formação de profissionais é especializada com base científica em todas as aplicações e ações terapêuticas. O fisioterapeuta usará seus conhecimentos em anatomia, fisiologia, farmacologia, patologia, massoterapia e eletrotermofototerapia para facilitar a escolha no procedimento mais favorável ao paciente.

Já a pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional é a área que estuda a prevenção e o tratamento de disfunções do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico. O profissional verifica as maiores ocorrências de sequelas após fraturas ósseas, traumas diretos sobre os nervos periféricos, além de casos graves de hérnia de disco e de outros distúrbios de origem metabólica, tóxica ou infecciosa.

A Fisioterapia Traumato-Ortopédica visa capacitar no método científico para identificar, examinar, selecionar a maneira terapêutica mais adequada. Ele também aplica tratamentos e acompanha a evolução de pacientes portadores de distúrbios traumato-ortopédicos.

A fisioterapia Uroginecofuncional e Obstetrícia tem como principal objetivo a prevenção e o tratamento de disfunções urinárias, fecais e sexuais, por meio de vários recursos. Ela visa promover uma melhor adaptação da mulher às mudanças do seu corpo no período de gestação, preparando todas as suas estruturas para o parto.



2 ideias sobre “Pós-graduação em Fisioterapia

  1. Ana Lorena Rodríguez

    Oi!
    Eu sou uma fisioterapeuta espanhola e gostaria de fazer qualquer curso relacionado a fisioterapia e a terapia manual no Brasil, especificamente no estado da Bahia. Eu tenho meu vôo em 16 de outubro, você tem um curso para comenzar para outubro, novembro?
    Você facilitais carta de aceitação para o processamento de visto de estudante?
    Muito obrigada

    Responder
  2. rodrigo brandao santos

    poe favor me informesobre pos graduaçao em NEUROFUNCIONAL E ORTOPEDIA CURSOS DE POS POR INTERNET GRATO AGUARDO RSPOSTAS…..SOU FORMADO TENHO CREFITO (FISIOTERAPEUTA)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *