Para que serve uma carta de apresentação


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


carta de apresentação

Algumas empresas hoje em dia, além do currículo exigem também uma carta de apresentação de candidatos a vagas de empregos. A carta de apresentação é uma forma de o empregador conhecer um pouco mais sobre o candidato. Um texto bem redigido, onde o candidato mostra suas qualificações e seu conhecimento. Em alguns casos não é pedido, mas quando se tem a necessidade, muitos profissionais sentem uma dificuldade imensa por não saber explicar de forma simples todo seu histórico profissional.

Na verdade, a carta de apresentação, como o nome já diz, sempre para apresentar sua candidatura e não é o seu currículo de forma descritiva apenas. É um pequeno marketing pessoal que você apresentará à empresa. Não precisa e não é bom apresentar nada muito extenso ou com um português muito complexo. Uma página no máximo, contando quais suas perspectivas sobre a vaga disponível, o que você tem a oferecer à empresa e o que espera do seu cargo, assim como sua pretensão salarial caso seja solicitado.

Geralmente, sempre que as empresas pedem ao candidato uma carta de apresentação, orientam sobre o que deve constar na mesma. Siga a risca essa orientação para não fugir do que a empresa quer saber sobre você e seu currículo não conta. Se sua carta for apenas para expor sobre o que você pretende com o futuro emprego, fixe-se nesse aspecto e escreva sua carta.

Existem alguns modelos de carta de apresentação na internet. Concordamos que facilita bastante a vida de um candidato, porém é uma vida de duas mãos. Se você usar um desses modelos, pode cair para a lista de desclassificados à vaga. Lembre-se que esta carta serve para você mostrar um pouco mais da sua qualificação profissional, se você apresenta algo criado por outra pessoa, profissionalmente isso não vai ser algo ao seu favor. Se você não souber como escrever esse tipo de documento, pode sim usar algum modelo da internet como base. Veja a estrutura e monte sua própria carta.

Use sempre sua carta de apresentação ao seu favor. Revise-a quantas vezes for necessário. Erros de português são pontos contra você. Coloque-se também, sempre à disposição da empresa, algumas gostam de manter um banco de dados para futuras vagas.

Veja nosso modelo de carta de apresentação pronta.


Tags: para que serve uma carta de apresentação,para que serve a carta de apresentação,carta de apresentação de empresa,para que serve uma carta,para que serve a carta

2 ideias sobre “Para que serve uma carta de apresentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *