O que é um promotor público?


Artigo Publicado em: Emprego


Comumente chamado de Promotor, o Promotor Público ou ainda Promotor de Justiça é o responsável pelas acusações em julgamentos e também é o principal representante do Ministério Público nos locais de direito, como os tribunais. O Promotor é aquele quem condena os réus, enquanto o Advogado se opõe e defende os que estão sendo julgados. O principal objetivo de um Promotor é levar à sociedade a justiça, levando-a através da razão e da análise dos fatos que lhes são apresentados como verídicos. Sua função é observar detalhadamente e levar em consideração os fatos que incriminem o suposto réu. Seu ponto principal de partida é a consideração de que todos os réus são culpados e, ao contrário do sistema brasileiro (onde o réu é inocente até que o contrário seja provado), o Promotor se responsabiliza por garantir que o réu realmente tem culpa. Atua diretamente nos Juízos Estaduais, como os casos de órfãos, sucessões e família, todos em mesmo âmbito e área. Podem trabalhar também em ramos federais.

Como um Promotor trabalha
Como um representante da comunidade através de um Poder constituído, seu trabalho é garantir que o interesse coletivo seja imposta uma união tanto federal, quanto estadual ou municipalmente. Atualmente, os Promotores (que também são conhecidos como Procuradores), compõem a Instituição Ministério Público, onde a autonomia funcional e administrativa lhes é assegurada. Um Promotor entra em ação somente em casos de julgamentos públicos, ou seja, somente em casos de Ação Penal Pública. É ele quem viabiliza a ligação do judiciário do nosso país, sendo o representante conhecedor de todas as leis e também o responsável por representar a União, o Município e os Estados Membros todos juntos. Ele não pode, no entanto, exercer a advocacia, fazer parte da atividade comercial, receber honorários (ou quaisquer outras formas de pagamento que não as fornecidas pelo órgão responsável), entre outras funções, bem como participações político-partidárias ou quaisquer outras áreas públicas. Ele é quem defende efetivo respeito dos Poderes Públicos e todos os direitos contidos na Constituição, a qual ele deve conhecer devidamente para exercer seu cargo. Ele pode atuar em julgamentos individuais ou coletivos, denunciando um crime supostamente cometido por qualquer cidadão.

O Promotor Público no mercado de trabalho
Para tornar-se um Promotor Público, se faz necessária a aprovação na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e alguns outros concursos públicos de provas e também de títulos, ser bacharel em direito (formação em um curso especializado na disciplina) e ter, ainda, 3 anos de prática em algum ramo da justiça, seja como advogado ou qualquer outro ramo da prática jurídica geral. Sua carreira pode pertencer ao país tanto quanto ao estado em que se encontra. Esta é uma carreira que apresenta bons retornos e um nível excelente de atuação, ou seja, é instável e não tem melhores ou piores épocas. A remuneração é bastante alta, podendo estar em torno de R$ 12.000,00. Os horários de trabalho também são bastante chamativos, por não exigirem muito de um bom condicionamento físico. É importante apenas, que aquele que deseja atuar como Promotor Público tenha em mente de que terá horas de bastante estresse em alguns julgamentos e também na questão das vagas. Por ser um emprego bastante disputado, se faz necessária uma ótima formação para que o futuro Promotor adquira uma boa nota em suas avaliações e sobressaia-se aos outros candidatos a mesma vaga. O curso é bastante difícil, então para consegui-lo com louvor uma boa dica é fazer cursos preparatórios para o ingresso e depois de tê-lo feito, procurar por cursos futuros e também vagas de emprego, estando devidamente preparado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *