O que é técnico em segurança do trabalho


Artigo Publicado em: Cursos


O que é segurança do trabalho?
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas que devem ser adotadas visando minimizar os riscos de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho, também tem como objetivo preservar a integridade física e moral tanto o empregado bem como do empregador.

O que é um técnico da segurança o trabalho?
Técnico em segurança do trabalho é o profissional responsável por informar o empregador sobre os riscos que possam estar presentes em um ambiente de trabalho e também promove campanhas afim de divulgar os riscos presentes nesses ambientes bem como dar dicas para preservar a saúde e a segurança no trabalho. São eles também os responsáveis por levantar dados e fazer pesquisas sobre as doenças relacionadas ao trabalho bem como os acidentes ocorridos em tal ambiente.

Algumas empresas podem ser obrigadas a contratar tais profissionais para implementar a política de segurança e saúde nesse ambiente, onde eles realizam uma auditoria, acompanham e avaliam a área, e verificam as condições para avaliar os riscos de acontecer um acidente.

Formação
A área da segurança do trabalho envolve o estudo de várias disciplinas, introdução a segurança do trabalho, bem como higiene e medicina do trabalho. Esses profissionais formam o que nos chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia da Segurança e Medicina do trabalho. Os empregados de uma empresa podem ser membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem por objetivo auxiliar na segurança e prevenir doenças e moo que essa comissão trabalhe com a colaboração de todos e permanentemente.

O que é acidente de trabalho?
São todos aqueles que acontecem enquanto você está prestando um serviço à empresa mesmo estanho fora desta, pode ocorrer quando você está em viagem pela empresa, pode ocorrer no trajeto entre a casa e o trabalho, pode ser doenças casadas pelo tipo de trabalho que você exerce ou doenças causadas pelas condições de trabalho que você está tendo.

Dessa forma podemos perceber que esse é um profissional que está a disposição do empregado e o empregador afim de que todos saiam lucrando, o empregado tenho boa saúde e um local de trabalho seguro tende a render mais.


Tags: modelo de curriculo de tecnico de seguranca do trabalho,modelo de curriculum para tecnico de segurança,modelo de curriculo para tecnica em seguraça do trabalho,modelo de curriculum atualizado técnico de segurança

14 ideias sobre “O que é técnico em segurança do trabalho

  1. aurea mageste

    tenho 2 filhos 16/15 anos, gostaria de reseber maiores informaçoes sobre inscrição p meus meninos. aguardo resposta preferencia p contagem mg grato

    Responder
  2. Patricia

    Quero muito fazer o curso técnico em segurança do trabalho, mas não tenho condições financeiras, pois o curso é muito caro. Preciso de ajuda da gratuidade para realizar este objetivo para minha vida profissional… Desde já agradeço.

    Responder
  3. thiago

    Ola,me interessei pelo curso quero adquirir mais conhecimentos pois o mundo gira e eu não quero ficar parado.me informem por favor o valor do curso e a instituição que posso fazer .obrigado

    Responder
  4. Fátima R. de A. dos Santos

    Como,onde e quando conseguir fazer inscrição para o curso gratuito para o curso de técnico em segurança do trabalho?Aguardo e agradeço a resposta.

    Responder
  5. MARIA DE FATIMA F DIAS

    Eu, gostaria de fazer o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, mas no momento nao tenho condições, pois estou desempregada, tenho 2 filhos. E gosto muito de estudar, como gostaria de fazer uma graduação, mas não tenho como fazer, por isso optei pelo Curso Gratuito do Senai, que tem ajudado muita gente, tenho dois filhos que estudaram ai, e precisam de uma oportunidad. Obrigada…

    Responder
  6. MARTA HELENA DA SILVA

    GOSTARIA DE FAZER O CURSO DE TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MAS AQUI NA MINHA CIDADE TUDO É MAIS DIFICIL MORO NA CIDADE DE SERRO MG E PRECISO FAZER O CURSO SERA QUE É POSSIVEL FAZE-LO POR CORRESPONDENCIA

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *