O que é SISU?


Artigo Publicado em: Vestibular


O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada, ou SISU, é um projeto criado pelo Ministério da Educação para unificar a porta de acesso às principais Universidades Brasileiras. Isso porque o Ministério da Educação incentiva que as faculdades usem a nota do ENEM como se fosse a nota do vestibular, sendo assim, o vestibular individual de cada faculdade seria eliminado e o que valeria seria apenas a nota que foi obtida através do exame nacional do ensino médio. Com isso, os estudantes não precisariam participar de um processo seletivo para cada Universidade.

Todos os candidatos que fazem as provas do ENEM têm direito de se inscrever e participar o SISU. As inscrições para participar do SISU acontecem, do mesmo jeito que acontecem as inscrições do PROUNI e a do próprio ENEM, pela internet. O resultado é divulgado da mesma forma.

As vagas nas universidades que são voltadas para os estudantes que se inscreveram no SISU não têm uma quantidade limite, cada faculdade tem o direito de escolher o número de vagas em seus cursos.

Como Funciona o SISU?

O sistema do SISU na internet funciona por turnos. Durante o dia o site fica aberto para que os candidatos se inscrevam nas vagas desejadas. Durante a noite o sistema calcula a nota de corte e a possibilidade de o candidato conseguir aquela vaga, de acordo com o número de inscrições que foram feitas no total.

 O próprio SISU faz o cálculo da média de corte de cada curso, levando em conta as notas obtidas pelos alunos que se inscreveram, assim os candidatos que tiveram uma maior pontuação no ENEM têm maiores chances de conseguir uma vaga em uma universidade.

Para ter a certeza de que se conseguiu a vaga, o candidato deve acessar todos os dias o sistema pata ver sua posição diariamente, uma vez que, o sistema é atualizado todos os dias e existem várias rodadas de interação.


Tags: projeto sisu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *