O que é Jovem Aprendiz?


Artigo Publicado em: Emprego


O programa Jovem Aprendiz é um programa do governo que vem ganhando um grande espaço entre a população nos últimos anos. O programa foi criado em 2005 com a intenção de ajudar o jovem que estava iniciando no mercado de trabalho. O objetivo do programa é fazer com que o jovem encontrasse o seu primeiro emprego sem as dificuldades costumeiras.

Quem pode ser considerado um Jovem Aprendiz?

Todos os jovens que tenham de 14 a 24 anos e que não tenham concluído o ensino fundamental podem ser considerados um Jovem Aprendiz. Isso porque, o programa tem o objetivo de incentivar a inserção destes jovens no mercado de trabalho. No entanto, é necessário que o jovem esteja inscrito em um curso ou em uma instituição que desenvolvam algum tipo de programa de aprendizagem.

Os Direitos de um Jovem Aprendiz

O jovem aprendiz que estiver no ensino fundamental só poderá trabalhar 6 horas diárias. No entanto, deverá receber um salário/hora e todos os benefícios que um trabalhador normal deve ter.

Porém, é preciso ficar atento com as condições de trabalho que estão discriminadas no contrato assinado por eles, uma vez que, eles podem concordar em trabalhar algumas horas a mais e receber por isso.

Quem pode aderir o programa Jovem Aprendiz?

Todas as empresas têm o direito de aderir o programa, exceto as micro empresários que ficam fora dessa lista. As maiores empresas do país já possuem jovens do programa inseridos em seu quadro de funcionários. O metrô de São Paulo e a Infraero são exemplos de grandes empresas que aderiram o programa e treinam esses jovens para que futuramente estes venham a fazer parte da equipe fixa da empresa. Eles ensinam o jovem aprendiz uma pouco de cada área da empresa para que assim, eles aprendam de tudo um pouco.

O Jovem Aprendiz como qualquer outro profissional, que deseja se destacar, deve se esforçar, se dedicando naquilo que se propõe a fazer. Além disso, é necessário estar sempre atualizado na área em que atua. Realizando cursos sempre que possível, para uma melhor qualificação e se destacar, para mostrar que está antenado com o mercado e preocupado em fazer a diferença em nome da empresa e em beneficio próprio, mesmo sendo um Aprendiz, iniciante na área. Quando buscamos nossa melhoria, aperfeiçoamento, os projetos e processos se tornam mais fáceis de serem desenvolvidos. E, profissionais que se destacam nas organizações devem ter essa postura profissional, atuando com total transparência, companheirismo e tendo um bom relacionamento com a equipe, e mostrando que deseja integrar, ser parte da organização.

Se você deseja ser um Aprendiz de sucesso, sendo efetivado na organização em que atua tudo que já foi dito deve ser seguido com total transparência e dedicação.


Tags: o que é jovem aprendiz

2 ideias sobre “O que é Jovem Aprendiz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *