O que é Currículo?


Artigo Publicado em: Modelos de Currículo


Quando procuramos um emprego, a primeira coisa que ouvimos é “mande seu currículo” ou “Deixe seu currículo para análise”. No entanto, nunca paramos para pensar o que é um currículo.

Um currículo, nada mais é do que uma folha de papel onde constam diversas informações da pessoa em questão, ou seja, o currículo é um tipo de identidade profissional da pessoa. No entanto, é mais simples do que uma carteira de trabalho.

Para que serve o Currículo?

O currículo foi criado para facilitar a vida das empresas, uma vez que, a primeira forma de seleção do candidato é pelo currículo.

É por esse motivo que as empresas procuram seguir padrões e critérios de análise do currículo de cada participante. Por exemplo, a organização das informações em um currículo é o primeiro passo para ser selecionado. Um currículo que tenha as informações bagunçadas e mal escritas, já é eliminado de cara, uma vez que, ele é um reflexo do profissional que está sendo analisado.

Outro ponto importante para a análise de um currículo é a forma com que ele chega as mãos do empregador, por exemplo, se ele chegar da forma impressa todo amassado, não será visto com bons olhos e será, consequentemente, deixado de lado.

Ter um bom Currículo Conta mais?

O currículo é só a primeira etapa de seleção de um futuro funcionário, por isso é importante que ele siga o padrão exigido pela empresa.

Ter um bom currículo conta para que você se destaque, no entanto, tome cuidado com as informações que você põe nele. Coloque sempre as informações necessárias para ocupar aquela vaga em questão, por exemplo, não adianta nada você colocar em seu currículo que tem curso de confeitaria, se a vaga em questão é para técnico civil. Essa informação é desnecessária e pode acabar te prejudicando.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *