Modelo de um CV


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


O currículo é um dos principais documentos que devem ser apresentados para que uma pessoa possa candidatar-se para um cargo em específico, sendo que, quase todas as empresas, costumam pedir este tipo de item para que seja possível a pré-avaliação do profissional, verificando se o mesmo possui todas as qualidades, conhecimentos e experiências necessárias para preencher aquele tipo de cargo, sendo que o currículo poderá ser entregue pessoalmente ou, como muitas empresas já disponibilizam, pode ocorrer o envio do mesmo via internet, facilitando a vida de muitas pessoas que estão em busca de uma vaga de emprego.

É importante construir seu currículo corretamente, pois como citado, este documento será o primeiro passo que a empresa irá visualizar e, por este motivo, o mesmo deve estar organizado e com informações claras e diretas para que o responsável possa entendê-las perfeitamente.

O primeiro passo que deve-se colocar é seu nome completo, seguido de algumas outras informações pessoais como nacionalidade, idade, endereço completo (descarte o CEP) e dados para contato, tais como telefone e e-mail, sendo que colocar os ambos é algo indicado para que a empresa não possua algum tipo de problema caso queira entrar em contato.

A segunda informação que deverá constar em seu currículo é seu objetivo profissional. É de extrema importância que você o deixe claro e não utilize palavras generalizadas, sabendo, exatamente, para que cargo você quer candidatar-se, sempre colocando uma área de conhecimento pouco abrangente.

O terceiro item que deve ser incluso em seu CV é a formação profissional, ou seja, todos os cursos, instituições e anos de início e término das principais escolas que você realizou, ou seja, ensino fundamental, médio, técnico e superior deverão entrar neste campo. Caso você possua ensino médio, não é necessário incluir o fundamental, assim como se você possuir pós-graduação talvez seja indicado remover o ensino médio para fins de clareza do documento.

A experiência profissional é o quarto passo que deverá ser incluído, sendo que neste campo você deverá colocar todas as informações de seus antigos trabalhos, caso haja.

As últimas duas informações deverão ser relacionadas as qualificações adicionais, como cursos que você realizou de idiomas e outros tipos de especializações e até mesmo uma área somente para informações adicionais, tais como mudança de estado, premiações, entre outros.



2 ideias sobre “Modelo de um CV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *