Mestrado em Educação


Artigo Publicado em: Cursos


Nos últimos tempos, a área da educação está visando novos campos e contextos educativos, diferentes dos convencionais, onde se fazem necessárias intervenções educacionais especializadas, organizadas por profissionais com competências específicas. Mesmo terminando a graduação muitos formados não recebem uma formação pedagógica.

O mestrado tem o mesmo grau acadêmico que a Licenciatura, Bacharelado ou Tecnologia. O Mestrado em Educação surge para capacitar, formar e qualificar docentes e pesquisadores para ampliar a produção do conhecimento em educação com vistas à atuação profissional. Geralmente, o público alvo para o Mestrado em Educação são profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.

O objetivo do Mestrado em Educação é destacar a pesquisa e a reflexão crítica, em um ambiente de produção e de conhecimento em educação, além de qualificar docentes para o ensino superior.

O aprofundamento e o avanço em pesquisas ligadas a educação são indispensáveis na formação desse profissional que produzindo o conhecimento a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos.

A realização de pesquisas com equipes interinstitucionais, oferecendo crescimento e o avanço da reflexão sobre a educação e a produção de conhecimento na área em geral. O estudante do curso também poderá desenvolver pesquisas, no âmbito da pós-graduação, articuladas àquelas da graduação, criando um corpo de conhecimento.

Portanto, o curso consiste na produção e na divulgação do conhecimento científico em educação, seja por meio de participação seletiva em atividades promovidas por sociedades e organismos da área de educação, nacionais e internacionais. Ele também auxilia em pesquisas qualificadas sobre Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Gestão e Avaliação de Políticas em Educação.

Na maioria das vezes, o programa do curso de Mestrado em Educação se concentra no processo social no qual se articulam aspectos políticos, históricos, culturais, econômicos e comunicacionais. Na área se segue as investigações da educação escolar, ação e formação dos profissionais da educação, o que permite a realização de projetos de pesquisa sob as mais diferentes abordagens teóricas e metodológicas, com diferentes focos e níveis de abrangência. Tudo isso de modo a possibilitar amplo desenvolvimento de pesquisas sobre processos e produtos educativos desenvolvidos por instituições escolares ou não escolares, e por profissionais de diferentes áreas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *