Higiene no Trabalho


Artigo Publicado em: Emprego


Muitos fatores são completamente indispensáveis em um ambiente de trabalho, assim, Abraham Maslow pôde elaborar a sua teoria sobre a hierarquia das necessidades dividia em uma pirâmide, onde a base da pirâmide deve ser satisfeita antes de se satisfazer as necessidades que virão acima.

Nesta teoria é encontrada logo na base a classe que Maslow chamou de necessidades fisiológicas, mas é claro que não deve ser interpretado simplesmente ao pé da letra, pois não se trata somente de necessidades fisiológicas humanas comuns.

Nessa classe entra também a necessidade de higiene no ambiente de trabalho, pois sem o devido grau de higiene podemos encontrar os piores males para uma empresa, para seus funcionários e para toda a clientela.

Recentemente houve um descuido em uma famosa marca de sucos de caixinha, por isso um fungo foi encontrado dentro de uma das caixas de suco, fazendo com que um cliente apresentasse uma infecção e o seu cachorro, que roubou a caixa do lixo, veio a falecer.

Essa é somente uma em um grande emaranhado de consequências terríveis para quem é negligente com a higiene no ambiente de trabalho, seja qual for o seu trabalho, pois mesmo em um simples escritório onde parece que a higiene pode ser mais negligente nesta questão, a higiene deve ser levada em conta da mesma forma, pois a falta dela pode até mesmo afastar um cliente, ou um funcionário que se incomode com isso.

É importante que seja lembrado que cada tipo de empresa necessita de cuidados diferentes com a higiene, por exemplo, em uma empresa de alimentos, todos os funcionários devem estar devidamente vestidos, com a cabeça coberta para que nenhum fio de cabelo caía sobre a comida e as mãos sempre com luvas para que germes não sejam passados das mãos para o alimento.

Agora, se estivermos avaliando um centro cirúrgico, tudo deve ser esterilizado da maneira correta e a cada vez que seja necessária, a limpeza deve ser feita de modo muito rigoroso, pois um simples ato de negligencia pode custar uma vida, pode infectar um paciente com uma bactéria que agrave seu estado até sua morte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *