Fisioterapia do Trabalho



A fisioterapia do trabalho é uma área que trabalha para agir no resgate, na prevenção e na manutenção da saúde do trabalhador. Ela aborda uma série de questões como a ergonomia, a ginástica laboral, a biomecânica, desconfortos físicos e a melhoria as queixas. O seu objetivo é trazer benefícios à qualidade de vida do trabalhador, possibilitando aumento do bem estar, produtividade e desempenho. O fisioterapeuta do trabalho deve prevenir, avaliar e tratar as lesões que são originadas pelas atividades ligadas ao trabalho.

No ambiente de trabalho, o funcionário está submetido a problemas organizacionais, psicossociais e de relativos ao posto de trabalho. Além disso, o estresse na vida profissional tem atingido índices alarmantes. Assim sendo, a saúde ocupacional se preocupa em reunir esforços para melhorar a saúde dos trabalhadores como um todo. E para conseguir alcançar esse objetivo, o fisioterapeuta trabalha com a fisioterapia corretiva e a preventiva.

A fisioterapia corretiva visa resolver os problemas que os funcionários já possuem. É uma área interessante para a empresa investir, pois ela retornará de forma positiva para a própria empresa e seus colaboradores. Assim sendo, ela conseguirá agir da seguinte forma: reduzindo as horas não trabalhadas por motivo de tratamento, já que ele será realizado dentro da própria empresa; constatação e pesquisa estatística; atender adequadamente a cada questão, pois não há “massificação” no atendimento; introdução de protocolos de atendimentos relativos às atividades laborais, identificação dos problemas mais comuns encontrados nos trabalhadores da empresa e possibilita um tratamento personalizado.

Na fisioterapia preventiva, o profissional estudará a ergonomia e a sua aplicação na empresa. Será interessante que o fisioterapeuta una os seus esforços aos do médico do trabalho, do assistente social e do gerente de recursos humanos para que consigam alcançar os objetivos, que são os seguintes: formular e executar programas preventivos para os funcionários com a finalidade de melhorar as condições físicas e diminuir o grau de estresse; redução das doenças dos trabalhadores da empresa; estudo das causas que provocam os acidentes de trabalho; redução dos gastos com o plano de saúde e discussão de casos por meio de relatórios técnicos da área.



Deixe um Comentário

© 2011 Modelos de currículo 2014 Curriculum Pronto 2014. Todos os direitos reservados.