Ética no Trabalho


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


Em um ambiente de trabalho, como em qualquer outro que seja em sociedade, ter postura e ética é basicamente uma questão de educação e de um convívio mais harmonioso. É necessário conhecer os limites entre seus direitos e deveres na empresa. Seguindo algumas dicas o serviço pode render de maneira correta acompanhado de atitudes éticas no trabalho.

Ser humilde, tolerante e flexível, muitas vezes, pode ser positivo à sua imagem. Contudo, não se deixe levar pela opinião dos outros, mas expondo a sua visão sobre a questão e ouvindo o que os outros têm a dizer também, tudo de maneira equilibrada e harmoniosa.

Outro fator que vale ouro é a pontualidade. Se atrasar diariamente pode refletir como uma pessoa que não se pode confiar. Com isso, boas oportunidades de negócio podem ser perdidas. Caso ocorra um imprevisto, ligar na empresa com antecedência avisando o motivo do atraso é uma atitude ética, com tanto que isso não aconteça com frequência.

Ser uma pessoa honesta em qualquer situação só soma pontos na carreira e na empresa. Reconhecer quando estiver errado e nunca prometer com um serviço que não possa assumir. Sempre cumpra com o que for dito, pois quebrar promessas pode ser uma atitude imperdoável, dependendo da empresa.

Respeitar a privacidade dos colegas de trabalho é uma questão de educação. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos outros e do chefe.

Durante o horário de trabalho evite, ao máximo, atender telefonemas pessoais. Se houver urgência de uma ligação, deve ser informado ao responsável e ao chefe. O celular deve estar desligado durante reuniões e planejamentos.

Em mensagens por e-mail, verifique a gramática e a ortografia do texto sempre antes de enviá-lo. Descarte o envio de correntes, piadas e pegadinhas por e-mail para quem não conhece no ambiente de trabalho.

Manter-se afastado de fofocas e maledicências é a melhor atitude. Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar uma má fama e correndo o risco de ser envolvido nelas também.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *