Estresse no trabalho


Artigo Publicado em: Emprego


O estresse não é uma doença propriamente dita, e sim um estado emocional que a pessoa apresenta após ser submetido à pressão e tensão. O estresse acontece devido a reações químicas naturais produzidas pelo nosso próprio corpo para enfrentar tal situação. O perigo se encontra onde tais reações são sucessivas e o nosso corpo não tem tempo suficiente para ter o descanso necessário para se recuperar e eliminar naturalmente essas substâncias. No ambiente de trabalho temos muitas vezes que lidar com vários problemas que acabam nos deixando estressados.

Sintomas de estresse no Trabalho

O estresse apresenta alguns sintomas, ele pode se apresentar como uma dor de cabeça, você pode ter alguns distúrbios em relação ao sono, apresentar uma certa irritabilidade, muito cansaço, pode causar tensão muscular e dificuldade e concentração, dificuldade em relação a memoria, problemas digestivos e até mesmo psíquicos, podendo se desenvolver em uma síndrome do pânico e causar depressão.

Causas do estresse
O estresse em ambiente de trabalho pode se desenvolver por três variáveis: medo, frustração e auto exigência. Mas relaxe, você precisa aprender a viver sob pressão. Sei que muitas vezes o trabalho é burocrático e chato, mas precisamos nos acalmar. Se você acha que é um super funcionário e quer fazer tudo e agradar a todos, calme, não é por ai. Não se sobrecarregue, faça apenas aquilo que você consegue fazer e o faça bem feito. Não exija demais de você mesmo a ponto de se sentir frustrado caso algo não funcione do jeito que você planejou. Imprevisto as vezes acontecem e você precisa estar psicologicamente saudável para que consiga soluciona-los. Faça uma coisa de cada vez e não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda, você não precisa se sentir fraco ao solicita-la visto que todos precisam de ajuda em algum momento. Caso você esteja apresentando alguns os sintomas de estresse tente resolve-lo logo de início para que sua situação não se agrave. Primeiro pense: o que esta eixando você estressado? Veja o que você pode fazer para melhorar essa situação e esteja a vontade para talvez conversar com o seu chefe caso você esteja se sentindo sobrecarregado e precise de uma folga ou um descanso. Trate no início e você não precisará remediar depois.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *