Enviar Currículos pela Internet – Erros Comuns


Artigo Publicado em: Modelos de Currículo


A época em que as empresas só aceitavam currículos através de correspondência já ficou para trás há muito tempo. Atualmente, Muitas empresas aceitam que os candidatos enviem seus currículos pela Internet, seja através do link Trabalhe Conosco do site institucional ou através de e-mail.

No caso de a empresa usar algum sistema em que a pessoa preencha o currículo on-line em um formulário, é necessário tomar os mesmos cuidados que se tomaria com o envio de um currículo comum. Porém, o preenchimento de um formulário acaba sendo um pouco mais fácil, uma vez que, não tem como sair do padrão que está sendo exigido pela empresa. Ou você preenche corretamente os campos, ou o site não aceita sua inscrição.

A grande preocupação é quando as empresas mandam um formulário aberto e pedem para o candidato preencher. Aí sim é que mora o problema!

Parece que não, mas quando as pessoas têm a oportunidade de se comunicar em uma vaga de emprego, elas acabam falando mais do que deveriam. Sendo assim, quando receber um questionário aberto, se concentre e responda somente aquilo o que lhe for perguntado. Explique-se, porém não se estenda demais.
Não se esqueça de colocar em Anexo um currículo em formato .doc ou .pdf. Além disso, faça uma breve apresentação no corpo do e-mail. Um bom exemplo seria: segue currículo em anexo para a vaga de…

Não se esqueça que você deve ser profissional ao enviar seu curriculum. Portanto, não envie seus currículos através de e-mails que não levem o seu nome ou que sejam informais. Crie um e-mail pessoal e sério para transmitir mais credibilidade ao empregador.
Preste muita atenção nos detalhes, pois eles podem tirar a grande chance de você conseguir aquela vaga de emprego que você tanto deseja.

O currículo é a nossa primeira forma de apresentação, por isso deve ser feita com muita cautela e atenção. Evite ser prolixo, seja direto e objetivo ao preencher a vaga. No caso de envio do currículo via e-mail, faça um arquivo de no máximo duas folhas, pois currículos muito extensos acabam sendo eliminados. Veja se os dados estão todos atualizados, se preferir, após enviar o currículo para o endereço eletrônico sugerido, ligue para confirmar o recebimento e faça uma apresentação breve por telefone, apenas para que a pessoa encontre o seu currículo. Fazendo a ligação, você irá confirmar se a empresa ou pessoa responsável pela seleção recebeu e evita qualquer dúvida.

Fique atento, hoje as empresas estão priorizando este contato via online. Verifique seu e-mail diariamente após disparar alguns currículos, pois pode sempre haver alguma dúvida ou seleção online, com testes, que geralmente tem prazo. Preste bem atenção e boa sorte.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *