Entrevista de emprego – Dicas, Perguntas e Como se Comportar


Artigo Publicado em: Entrevista de Emprego


Poucas situações são tão estressantes quanto uma entrevista de emprego. Embora algumas pessoas tirem de letra os cerca de trinta minutos que envolvem uma entrevista de emprego, muitas outras suam frio só de se imaginar nesta situação. Este momento é crucial para quem deseja iniciar uma carreira de sucesso ou conquistar um primeiro emprego. Estar bem preparado é essencial, pois com certeza a primeira impressão que o entrevistador terá de você será conseguida neste momento. Sendo assim, é de extrema importância seguir algumas dicas de entrevista de emprego para que você consiga se sair bem e aumentar suas chances.

Em primeiro lugar, é recomendável ter uma boa noite de sono, para não transparecer cansaço no dia da entrevista, imprimir alguns currículos, no caso de o entrevistador solicitar, se informar sobre a empresa e também sobre o que está acontecendo no mundo.

No dia da entrevista é importante pensar na roupa que será usada. Decotes, peças muito justas ou informais demais devem ser evitadas a todo custo, bem como maquiagem e perfume em excesso. A higiene também é um ponto considerado na entrevista, portanto use sapatos limpos, unhas bem cuidadas e cabelos alinhados.

Entrevista de emprego - DicasOutra dica para entrevista de emprego é atentar para a pontualidade. Para evitar transtornos ou imprevistos, informe-se com antecedência sobre o endereço e o trajeto até o local. Se você vai de ônibus, programe-se para sair de casa com bastante antecedência. O ideal é que você consiga chegar ao endereço ao menos quinze minutos antes da hora marcada.

Anote o nome do entrevistador e apresente-se com simpatia. Pode parecer apenas um mero detalhe, mas até mesmo a forma como você cumprimenta as pessoas influencia na sua imagem: um aperto de mão deve ser firme e breve, denotando segurança. Desligue o celular e não fique mexendo nos cabelos, balançando as pernas ou se movimentando demais na cadeira, o que pode ser interpretado como ansiedade.

Na hora de responder o que lhe for perguntado, pense e responda de forma tranquila, oferecendo argumentos positivos sobre empregos anteriores e sobre suas potencialidades. Ao ser questionado sobre um assunto que você desconhece, a melhor saída é assumir que não sabe, mas que tem interesse em se informar melhor.

É válido também, na entrevista de emprego, se mostrar interessado naquilo que for mencionado sobre a empresa ou a vaga e também nas próximas etapas de seleção. Caso o entrevistador não mencione, ao final da entrevista, não hesite em perguntar. E se o entrevistador permitir que você faça outras perguntas é possível questioná-lo sobre horários e salário e também sobre questões objetivas relacionadas à vaga.

Seguindo todas essas dicas para a entrevista de emprego, agora é só manter a confiança em si mesmo e em seu potencial.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *