Empregos em Cargo de Confiança


Artigo Publicado em: Emprego


Levando em conta toda a legislação trabalhista vigente não existe uma definição para o cargo de confiança, sendo assim definidos por doutrinas jurídicas como gerentes, diretores e ainda administradores com poderes de gestão que poderão ocupar cargos de direção na empresa.

Levando isto em conta o empregado que atua como um cargo de confiança poderá ser um funcionário com nenhum tipo de condição diferenciada, sendo comparado com um subordinado comum já que se encontrar em uma posição de forma hierárquica superior já que é detentor de todo o poder de gestão, participando assim de diversos tipos de diretrizes da empresa. Existe uma confiança normal e relativa ao empregado o que é um elemento considerado como objetivo da expressão de cargo ocupado.

Do que depende a caracterização de um cargo de confiança
Tudo depende de que o empregado realmente irá possuir poderes que interferem de forma direta em todos os rumos existentes da empresa, tomando assim decisões de forma específica e autônoma.
Para o caso de gerentes e chefes apesar de serem na maioria das vezes responsáveis por todos os assuntos determinados e inerentes de seus departamentos estes estão totalmente adstritos a diretivas traçadas por superiores hierárquicos que não tem poderes de decisão o que acaba afastando toda a caracterização do empregado com o cargo de confiança.

O que a lei fala sobre a função
No caso de pagamentos, a lei é específica e exige que quem exerça um cargo de confiança deverá receber um salário que seja 40% superior ao salário base do cargo que é exercido por ele. E toda a ausência deste pagamento poderá descaracterizar o cargo ou ainda ser considerado como um tipo de crime já que os requisitos acima deverão ser respeitados.

A jornada de trabalho deste profissional não possui uma fiscalização, em um primeiro momento fica estabelecido um equivalente a 8 horas mas existem profissionais nesta função que trabalham até mesmo 10 ou 12 horas diariamente de segunda á sexta.

Com isto temos um pouco sobre as atribuições dos profissionais em Cargo de Confiança e suas determinadas atribuições, onde os superiores trabalham páreo a páreo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *