Emprego para Jovens


Artigo Publicado em: Emprego


Todos os anos se formam milhares de jovens em diversas faculdades em todas as regiões do Brasil. Esses jovens saem da universidade e dos cursos técnicos querendo emprego para que assim, comecem a construir uma carreira de sucesso.

No entanto, arrumar um emprego quando se é jovem e não se tem experiência de mercado, não é uma tarefa nada fácil. Muitas vezes os jovens apresentam dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, já que não possuem experiência. Isso acontece porque, as empresas já querem que o candidato tenha alguma experiência, por menor que seja.

Para quem passou 5 ou 6 anos se dedicando à faculdade, muitas vezes, integralmente, fica difícil ter conseguido adquirir algum tipo de experiência prática. Por isso, o primeiro emprego vira um sonho difícil de ser realizado.

A Mudança do Mercado de Trabalho

De uns anos para cá, ocorreu uma mudança no mercado de trabalho e também, na cabeça dos jovens. Isso se deu pelo fato de as empresas começarem a perceber que empregar jovens no começo de carreira seria mais fácil do que admitir profissionais que já tem vícios de trabalho do mercado.

Sendo assim, as empresas começaram a perceber que contratar um jovem que está prestes a sair da faculdade ou que se formou a pouco tempo, é uma chance única de moldar o profissional de acordo com o padrão de trabalho da empresa e assim, fazer com que, um dia, ele vire líder.

As empresas perceberam que é mais barato formar bons profissionais dentro da própria empresa do que contratar executivos de fora.

Por outro lado, a cabeça do jovem também mudou e ele tem começado a sua vida profissional cada vez mais cedo, uma vez que, ele começou a perceber que se tivesse uma experiência mínima seria mais fácil de se colocar na disputa de uma vaga.

Uma boa opção é o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola – www.ciee.org.br), em que é possível encaminhar o seu currículo para vagas de estágio para adolescentes a partir de 14 anos. O cadastro pode ser realizado através da Internet e o CIEE encaminha os jovens às empresas que estiverem precisando do perfil. É importante que para concorrer as vagas o jovem deva estar cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Há vagas para diversas cidades e estados brasileiros, basta entrar em contato com o CIEE e deixar o seu currículo disponível.

A Atento (www.atento.com.br) oferece diversas oportunidades para jovens que estão iniciando a sua carreira, é só enviar o seu currículo para o e-mail da cidade que você morar: São Paulo – atentosp@atento.com.br, Campinas – SP – atentocas@atento.com.br, São José dos Campos – SP – atentosjc@atento.com.br, Ribeirão Preto – SP – atentorib@atento.com.br, São Bernardo do Campo – SP – atentosbc@atento.com.br, Rio de Janeiro – RJ – atentorj@atento.com.br, Belo Horizonte – MG – atentobh@atento.com.br e Porto Alegre – RS – atentors@atento.com.br. Se você morar na cidade de São Paulo, uma boa opção é o site Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), pois há programas especiais para o encaminhamento de jovens para o primeiro emprego. O candidato se cadastra gratuitamente e são enviadas vagas de acordo com o seu perfil profissional, para que ele consiga a vaga o mais rápido possível.

Como adquirir Experiência quando se é Jovem?

Existem diversas maneiras de se adquirir experiência quando se é jovem. A primeira delas é com o estágio que é a oportunidade do jovem entrar na empresa e conhecer cada área de produção.

Outra boa opção pode ser o trabalho voluntário que não lhe trará retorno financeiro, porém pode lhe custar um retorno profissional sem preço.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *