Emprego para Biólogo


Artigo Publicado em: Emprego, Vagas Abertas


O curso superior de Biologia, ou Ciências Biológicas, é um bacharelado que tem a duração de quatro anos. Quem tem a intenção de lecionar a disciplina de biologia no Ensino Médio ou ciências no Ensino Fundamental precisa cursar as disciplinas referentes à licenciatura, que habilita o profissional ao magistério. O biólogo pesquisa e estuda a evolução, a origem, a estrutura e o modo como funcionam todos os seres vivos.

De acordo com o Conselho Federal de Biologia, o salário inicial de um recém-formado é de R$ 3060,00, por uma jornada de 30 horas semanais. A recente onde da conscientização ambiental tem ampliado o campo de trabalha para o biólogo, e as empresas têm contratado mais para atuar nessa área. Além disso, há campo para atuar em gestão de projetos ambientais, e também em consultoria no setor civil, para medir os impactos nas obras. Por meio realização de concurso público, as prefeituras, secretarias e órgãos públicos contratam esse profissional, assim como Ongs. Especialmente nas regiões nordeste e norte há demanda por biólogos, já que eles elaboram pesquisas e relatórios de impacto. Na área ambiental, cresce a demanda por graduados na área, para trabalhar com o manejo da fauna e da flora.

Inclusive existem profissionais que prestam consultoria ou têm empresa própria dedicada á educação ambiental, que começa a pegar força e ser mais valorizada. Quem é licenciado pode se dedicar ao ensino, em escolas públicas e particulares. Quem se dedica á pesquisa e a pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), pode se candidatar a vagas para docência no ensino superior. O desenvolvimento de projetos para estudo do genoma faz com que tenha necessidade da contratação de biólogos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, que são as que mais recebem verbas para aplicação em pesquisas. A pesquisa tem sido vista como algo importante e têm ampliado a contratação para os profissionais da área.


Tags: curriculos de biologos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *