Emprego Engenheiro Agrônomo


Artigo Publicado em: Emprego


A Engenharia Agronômica, ou Agronomia, é uma profissão da área de ciências biológicas, é um bacharelado e tem a duração de cinco anos. Esse profissional está envolvido em praticamente todas as áreas do agronegócio, do plantio ou da criação de animais até a comercialização desse produto. Nos últimos anos o mercado de trabalho para o agrônomo se expandiu, especialmente em virtude da crescente tomada de consciência com o desenvolvimento sustentável. E a área agropecuária nacional está ganhando mercados e exportando para mais países.

De acordo com o Crea de São Paulo, o salário inicial para um agrônomo recém-formado é de R$ 3060,00, para seis horas diárias. A expectativa é que nos próximo anos em tiver graduação em Agronomia não encontre dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho. As vagas estão concentradas nos lugares com maior avanço em tecnologia agrícola, como: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Com a expansão dessa área na região Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste, há oportunidades para pesquisas em empresas estatais. No interior de São Paulo e em estados do Centro-Oeste, crescem as oportunidades para o setor sucroalcooleiro, que já é um tradicional empregador.

A pecuária absorve também o agrônomo, para atuar no manejo, na produção e na recuperação de pastagens. Além disso, há espaço em frigoríficos e em empresas de alimentação animal. O egresso pode também ingressar na pós-graduação e depois lecionar, pois os cursos ligados à área de agronegócios não pára de crescer em todo o país. Outra área que está em alta e as empresas estão se conscientizando mais de sua importância é a de manejo ambiental, que visa explorar racionalmente os recursos ambientais disponíveis, sempre com a ideia principal de preservar o meio ambiente.

Com uma grande diversidade de empregos possíveis para que um profissional especialize-se em uma área, há grandes oportunidades de emprego para ramos pouco explorados, assim como escassez de profissionais que são chamados de engenheiros agrônomos.

O emprego de engenheiro agrônomo consiste em realizar diversas funções, ligado as ciências biológicas, assim o mesmo pode atuar em diversas áreas do agronegócio, cuidando de criações em fazendas e sítios, seguindo até o comércio de produtos ligados com o mesmo ramo.

O mercado para este tipo de profissional está expandindo-se devido a grande demanda por pessoas para cuidarem de negócios envolvidos com a agropecuária, que, cada vez mais, pessoas investem neste tipo de área.

Além de cuidar de criações, um engenheiro agrônomo poderá, também, na recuperação e cuidado de pastagens, assim como manusear frigoríficos, atuando em empresas conceituadas cuidando, basicamente, da alimentação de diversos animais. Um profissional área também possui a possibilidade de atuar com a educação ambiental e visualizar os recursos possíveis para colaborar com o meio-ambiente.


Tags: email de engenheiro agronomo loc:BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *