Emprego Assistente Social


Artigo Publicado em: Emprego


O curso superior de Serviço Social é um bacharelado com duração de quatro anos. O assistente social é o profissional responsável pela execução e planejamento de políticas públicas destinadas ao bem da sociedade em geral, e para reintegrar o indivíduo na vivência com as pessoas. Para exercer a profissão legalmente, é preciso que o profissional tenha inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.

De acordo com o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro, o salário inicial de um recém – formado é de R$ 2500, para uma jornada de 30 horas semanais. Nas capitais e grandes cidades o mercado de trabalho para o assistente pessoal têm se expandido. As Ongs procuram por graduados nessa área para gerir projetos nesse setor, com o objetivo de prestar assistência à população nas questões sobre saúde, habitação, previdência e assistência social. Mas a maior parte de ofertas de vagas ainda vem do setor público, que sempre abre concursos públicos para contratar esses profissionais, nos níveis federal, municipal e estadual. Existem programas do governo, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Bolsa Família que sempre estão com vagas abertas para assistentes sociais.

Empresas que possuem fundações sempre possuem os profissionais da área em seu quadro de funcionários, para atuar na gestão de projetos sociais. Faculdades, escolas e entidades ligadas à educação possuem assistentes sociais para trabalhar na análise de bolsas de estudos e de descontos, assim como na seleção dos estudantes que serão contemplados. Uma área de atuação clássica é na assistência à criança e ao adolescente, acompanhando processos que envolvem adoção, disputa de guarda e situação de risco social. Além disso, trabalha com o desenvolvimento de projetos destinados à educação e acompanhamento de crianças e adolescente carentes, prestando assistência e com a preocupação de integrá-la a sociedade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *