Empregabilidade


Artigo Publicado em: Emprego


Ao pensar em um emprego, a primeira coisa que não pode deixar de vira sua cabeça é a empregabilidade. Empregabilidade é um conceito simples, ele pode ser resumido em resposta a quatro simples perguntas:

– Quanto a sua história pessoal e profissional interessa para o mercado?
– Que “diferenciais nobres” você possui em comparação aos outros profissionais?
– Por que a empresa deveria contratar você para fazer parte da organização?
– O quanto a sua história de vida e de carreira falam mais alto que seu currículo?

Quando você se candidata a um emprego, para a empresa você não vale “apenas o que você sabe”, você vale o que você “é”, tudo o que você gostas de fazer, seus hobbies, o que você quer fazer, ou seja, tudo o que faz de você a pessoa que você é.

A partir do momento que a competição por um emprego fica mais acirrada, mais as empresam exigem mais de você e querem saber mais de você. Eles querem saber tudo para entender se você, consegue trabalhar sob pressão, consegue trabalhar bem em grupo, eles querem saber se você possui todas as qualidades necessária para ter uma boa carreira na empresa.

O que as empresas chamam de “diferenciais nobres” são aqueles aspectos de sua personalidade que são quase impossíveis de serem copiados pelos outros, afinal, ante de conseguir trabalhar sob pressão e querer desafios a empresa procura um funcionário na qual ela possa confiar.

Mais que o seu currículo, a sua experiencia (sendo ela registra ou não) conta mais do que tudo registrado que tem em sua carteira de trabalho, os cases que você estudou, as opiniões dos professores sobre você. Tudo isso ajuda como diferencial na hora de arrumar um emprego.

A empregabilidade que você possui, vai depender da sua maneira de conduzir a sua via e carreira no decorrer de todos os seus anos. A empregabilidade depende de uma ótima bagagem e ainda melhor marketing pessoal.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *