É preciso colocar Foto?



O que é um currículo? É um documento que leva a empresa a sua marca pessoal, a sua identidade. Dizem que a primeira impressão é a que fica, pois o currículo é o seu primeiro contato com a empresa, então é preciso deixar uma boa primeira impressão. Assim, é preciso muito cuidado e atenção na hora de elaborar este documento. Cuidado para não apresentar informações desnecessárias e deixar de lado as que são de suma importância.

Existem muitos mitos quando falamos sobre como fazer um currículo. Isso porque, cada pessoa já ouviu falar sobre a maneira perfeita, ou recebeu a indicação de um amigo sobre a forma certa de fazer ou ainda, procurou na internet um “modelo atualizado” de currículo. No entanto, se formos comparar essas três versões citadas acima, notaremos que nenhuma delas será igual à outra. Por que será que isso acontece?

A resposta dessa pergunta é fácil, uma vez que, cada um tem seu jeito próprio de fazer ser currículo. Isso acontece porque cada um sabe quais são suas qualidades profissionais que devem ser exaltadas e quais delas devem ser minimizadas em um currículo, por isso que nem todos os currículos são iguais. Na busca pela tão sonhada contratação, muitas pessoas mentem em seus currículos, pois acreditam que desta forma aumentarão suas chances e até mesmo garantirão sua vaga. Mas, a atenção neste caso é para não inventar fatos. Você pode melhorar seu currículo, mas nunca mentir. Sempre coloque apenas fatos que podem ser comprovados.

Dentre as grandes dúvidas sobre o que colocar ou não, alguns acabam pecando pelo excesso. Não é preciso por o nome dos pais, muito menos dados de documentos, a não ser que a empresa solicite e neste caso muitas já dispõem de um modelo a ser preenchido pelo candidato. Outro fator que gera dúvidas é a foto.

A colocação da foto, por exemplo, é sempre uma grande dúvida entre as pessoas. No entanto, é necessário ou não colocar uma foto no currículo?

Especialistas nas áreas garantem que não é necessário colocar sua foto no currículo a menos que isso seja uma exigência expressa da empresa contratante.

Se a empresa exigir foto e você não é um modelo, nada de foto de copo inteiro. O certo é usar uma foto 3×4 no canto direito, ao lado do cabeçalho. Dê preferência a fotos que você está mais sério, como fotos tiradas para documentos.

Se você é artista ou modelo e está se candidatando para vagas na área, então você pode colocar junto com seu currículo fotos de corpo inteiro e em poses diversas. Caso o contrário não, não passe vergonha diante das empresas.

Não se sabe ao certo para que uma empresa quer uma foto 3×4 no currículo dos candidatos. Porém, especialistas dizem que quando isso é solicitado é porque as empresas querem saber a aparência dos candidatos, o modo em que eles se apresentam em uma foto e diversos outros detalhes que uma imagem pode passar.


Tags: currilo presisa e foto?,e obrigatorio ou nao o uso de fotos em curriculum,fotos sao obrigatorias para po em curriculum,nao pode colocar foto no curriculo 2014,precisa volocar foto no curriculo 2014

Um Comentário

  1. apredizado disse:

    Não sei realmente, más acredito que pelomenos uma foto 3×4 é importante em um curriculo bem feito, acho que não é pela questão ter ter aparência ou nao, más porque tendo uma pequena foto dessas de documentos no currículo, o deixa mais completo, mais chamativo. Creio que todos devem.

Deixe um Comentário

© 2011 Modelos de currículo 2014 Curriculum Pronto 2014. Todos os direitos reservados.