É necessário colocar os Documentos?



O mito de se colocar os dados pessoais no currículo, como RG e CPF, começou a alguns anos atrás. Isso porque, algumas empresas passaram a exigir que o candidato fornecesse em seu currículos esses dados.

No começo, chegou-se a pensar que era por uma simples questão de segurança ou até para fazer um cadastro de cada candidato no banco de dados da empresa. No entanto, passado algum tempo foi descoberto que as empresas estavam usando esses dados para fazer consultas de antecedentes criminais e no CPF dos candidatos.

O governo se opôs da iniciativa das empresas, uma vez que, os ex detentos tem direito a um novo recomeço, assim como quem sujou o nome da praça precisa de uma forma de ganhar dinheiro para que o seu nome seja limpo. Por esse motivo, julgou-se que fazer esse tipo de consulta era uma forma de discriminação com o candidato. Sendo assim, ela foi e continua sendo PROIBIDA.

A empresa que fizer esse tipo de discriminação se enquadra no Projeto de Lei (PL) 7809/10,
Que está em vigor desde 2010. Esse projeto proíbe a discriminação de candidatos a vagas de trabalho que estejam com o nome sujo por inadimplência financeira.

Sendo assim, a prática de fazer esse tipo de consulta está proibida, uma vez que, a empresa que for flagrada cometendo esse tipo de ação pode rá pagar uma multa alta ao Estado.

A consulta a esse tipo de informações só pode ser feita no momento em que o candidato for chamado para uma entrevista ou até mesmo, na hora da assinatura da carteira do trabalhador. Isso porque, estar com o nome sujo não pode ser o fator decisivo para a contratação de uma pessoa. O que deve influenciar é a sua capacidade e a sua experiência de trabalho.


Tags: documentos necessarios no curriculo,documentos necessarios para curriculum,precisa colocar numero de documento no curriculo,quais do cumentos precisa pra tira um curiculo,qual documento precisa para fazer um curriculo

Deixe um Comentário

© 2011 Modelos de currículo 2014 Curriculum Pronto 2014. Todos os direitos reservados.