Demissão Voluntária


Artigo Publicado em: Emprego


O plano de demissão voluntária (PDV) é instrumentos utilizados tanto em empresas particulares quanto em empresas estaduais como uma forma de enxugamento do quadro de pessoal, visando uma melhora nos custos e racionalização na gestão das pessoas. Atualmente está sendo muito falado sobre o chamado Programa de Demissões Voluntário ou Programas de Demissões Incentivadas. A tendência é que a Demissão Voluntária afete uma grande massa de trabalhadores, principalmente trabalhadores dos setores públicos. Esse programa de demissão é feito como um contrato de adesão ou adere o estipulado ou então não adere.

O Plano de Demissão Voluntário consiste em uma tentativa por parte dos gerentes das empresas em cortar gastos e tornar mais eficiente as operações da empresa, geralmente quando ela não está bem, oferecendo assim incentivos aos trabalhadores para que deixe de forma voluntária o emprego. A demissão voluntária é uma forma lógica a demissão, em que a gerencia escolhem quem vai ser demitido, em vez de dar a oportunidade aos empregados de tomar essa decisão de sair da empresa por conta própria.

Porém, os planos de demissão voluntária possuem alguns benefícios para quem aderi-los. A primeira é quem adere o plano tem algumas vantagens, relacionados ao incentivo financeiro. A demissão voluntária tem como caráter indenizatório, ou seja, é uma reparação que a empresa estará fazendo ao empregado. As empresas costumam prorrogar a duração do plano de saúde do funcionário, do pagamento do plano de previdência privada e até mesmo uma bonificação em dinheiro ao trabalhador. Dessa forma, o plano de demissão voluntária pode ser vantajoso não só para quem está pensando em sair da empresa, mas também para quem a ideia nem passava pela cabeça, com certeza começarão a pensar melhor.

Porém, a decisão de aderir à demissão voluntária é muito pessoal, o mais importante é avaliar o que está oferecido e a situação em que o mercado se encontra.


Tags: carta de demissão voluntaria,modelo de carta de demissão voluntária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *