Demissão Gestante


Artigo Publicado em: Emprego


Os trabalhadores que tiverem esposa ou companheira em fase de gestação não poderão de forma alguma ser demitido de forma arbitrária ou sem justa causa, no prazo de até um ano, contanto a partir da concepção presumida. A comprovação de que a esposa ou a companheira está mesmo grávida deve ser feita por um médico vinculado ao Sistema Único de Saúde, conhecido também como SUS e o empregador que demitir um funcionário nessa situação levará multa equivalente a dezoito meses de remuneração ao empregado.

Em relação à estabilidade provisória da gestante, conhecida também como garantia de emprego da funcionária que sai em licença-maternidade, é importante ressaltar que a lei fala que a licença maternidade é de cento e cinqüenta dias tal período, a contar desde o dia do nascimento da criança.

A segurada que no caso seria a gestante perde o total direito de garantia de emprego caso sela seja demitida do emprego por justa causa ou então quando ela se renunciar ao pedir demissão do trabalho. Se ela for demitida no período da licença-maternidade terá direito a receber todos os seus direitos de verbas trabalhistas e indenizatória, como o seu 13º salário proporcional, férias vencidas, férias proporcionar mais um terço, saldo de salário, FGTS + 40% de multa e ainda o valor do salário-maternidade, além do período em que a gestante teria estabilidade provisória.

A estabilidade no trabalho para uma mulher grávida se inicia a partir de quando ela informa ao dono da empresa que está grávida e termina após a sua licença-maternidade que é de cento e cinqüenta dias. Em caso de parto antecipado, a mulher também tem direito a licença-maternidade de cento e cinqüenta dias.

Para concluir, a mulher que descobre que está grávida deve comunicar imediatamente a empresa na qual trabalha, entregando-lhe uma cópia do exame que comprove a sua gravidez. A partir do momento que a empresa tome conhecimento de sua gravidez, ela será proibida de te demitir sem justa causa.


Tags: empresa paga multa se mandar mulher grávida embora,multa por demitir gravida 2016,multa q empresa paga qndo demite empregada gestante,qual valor damulta paga pela empresa por demissao de gravida

2 ideias sobre “Demissão Gestante

  1. Janaina Guedes

    Estou grávida e a empresa além de não pagar no 5 dia útil, está nos obrigando a assinar o holerite com uma data, fingindo q recebemos esse dinheiro, e ainda ameaçando a me demitir, com ofensas e humilhação.O que devo fazer?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *