Dataprev Extrato


Artigo Publicado em: Emprego


O Dataprev é uma empresa que trabalha com o processamento de dados do instituto da previdência social. Essa ferramenta está disponível para consulta desde 1974 e trouxe praticidade para quem precisa consultar qualquer informação dentro do sistema.

Se você acessar o sistema Dataprev, poderá fazer consultas a extratos de seus benefícios e assim, ter a informação de um sistema muito eficiente e rápido. Além disso, o sistema tem conexão com o Governo e assim, o usuário pode consultar os extratos de seu INSS.

A Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social, a DATAPREV foi criada em novembro de 1974 pelo Ministério da Previdência e Assistência Social com o intuito de oferecer benefícios para os trabalhadores brasileiros quando acontecem demissões por causas injustas ou o mesmo sofre algum tipo de acidente do trabalho. A sede administrativa desse órgão está localizada em Brasília, no Distrito Federal, porém existem postos de atendimento em todos os estados brasileiros. No site do DATAPREV é possível solicitar diversos serviços e entre eles, pode-se consultar o extrato ou obter dados a respeito do seu INSS.

Fazer a consulta de extrato no site do DATAPREV é bem simples. Além de consultar extratos de pagamento do INSS, você pode verificar também o extrato do seu Imposto de Renda. Todos os brasileiros que recebem qualquer tipo de benefício ligado ao INSS recebem um número de cadastro (número do benefício) que é uma espécie de matrícula com o órgão. Com esse número, você pode ter acesso a áreas exclusivas e entre elas solicitar a consulta virtual do seu extrato.

Veja como fazer:
1. Acesse o portal do DATAPREV em http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html
2. Em “Número do Benefício”, você deve preencher com o número que recebeu do INSS sem os pontos ou barras, caso o número recebido os tenha.
3. Preencha sua data de nascimento no estilo DD/MM/AAAA
4. Em “Nome do beneficiário” preencha o nome completo sem abreviaturas
5. Em “CPF” coloque o número completo do CPF sem pontos e traços.
6. Digite o código de verificação que aparece na caixa colorida e clique em “Consulta”.

Todas as consultas são encerradas logo após o fechamento da pagina. Caso você precise consultar novamente terá que preencher todos os dados novamente. Evite também a consulta com salvamento de dados, principalmente se for em computadores públicos ou em rede. Isso pode facilitar a cópia dos seus dados por hackers e provavelmente algum tipo de problema com seu benefício.

Caso não queira consultar pela internet, verifique no site do DATAPREV os postos de atendimento e dirija-se a um mais próximo de você. No atendimento direto, serão solicitados os mesmos números do atendimento eletrônico e um documento de identificação com foto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *