Cursos Sebrae


Artigo Publicado em: Cursos


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um serviço social autônomo que tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país.

O SEBRAE tem um programa de cursos gratuitos para aperfeiçoar ou aprender em diversas áreas de sua atuação. A instituição oferece gratuitamente cerca de 20 cursos pela internet. Antes de realizar a inscrição para o curso desejado, é importante verificar a disponibilidade de vagas.

Para se inscrever será necessário informar seu CPF e criar uma senha no portal do SEBRAE. Desta forma, é possível ter acesso a todos os cursos disponíveis. Todos os cursos oferecem aos concluintes o certificado de participação, que o aluno poderá imprimir.

O SEBRAE apresenta uma ampla escolha de cursos, quais variam de área e interesse. Entre eles estão: Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor, Gestão de Cooperativas de Crédito, Atendimento ao Cliente, Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança, Empreendedor Individual, Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, Primeiros Passos para a Excelência, Gestão da Qualidade: Visão Estratégica, Formação do Preço de Venda, Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, Internet para Pequenos Negócios, Gestão da Inovação: Inovar para Competir e diversos outros cursos.

Por exemplo, o curso de Empreendedor Individual tem o objetivo de capacitar o aluno a compreender as vantagens de se legalizar como empreendedor individual. Aprenderá também sobre o processo de legalização, os locais de funcionamento, os impostos a serem pagos e os benefícios de aposentadoria e auxílio doença, além das demais.

O curso de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação consiste no auxílio de profissionais do ramo alimentício a aplicar conceitos e princípios de segurança e higiene na manipulação de alimentos. Ele tem carga horária equivalente a 40 horas, distribuídas em atividades como leitura, pesquisas, discussões, resolução de problemas, estudos entre outras atividades.

A Internet para Pequenos Negócios visa oferecer a seus participantes a oportunidade de conhecer as ferramentas disponíveis na Internet para elaborar estratégias de participação no mercado virtual. No entanto, é desejável que o participante já possua alguma experiência na utilização da internet.

O curso de Formação do Preço de Venda é dirigido, principalmente, a empresários e profissionais do comércio varejista que desejem potencializar a competitividade de seus negócios. Ele tem o objetivo de capacitar os alunos a elaborar preços competitivos que não comprometam a margem de lucro de suas empresas.
Vale ressaltar que, se o aluno já estiver matriculado em algum outro curso, será necessário concluí-lo com 100% de aproveitamento, para que possa efetivar uma nova matrícula.

Cursos Gratuitos
O portal de educação do Sebrae promove cursos gratuitos e pagos pela Internet, com o objetivo de capacitar as pessoas empreendedoras de nosso país. Ao concluir cada curso, você terá direito a imprimir um certificado de conclusão, que será autenticado através do site. Para quem não fez ainda nenhum curso, a recomendação é que o primeiro a ser cursado seja o AE – Aprender a Empreender,que trará os conceitos básicos que serão usados nos cursos seguintes.

Grande parte dos cursos são gratuitos e são super práticos, pois são disponibilizados online, através do portal do Sebrae. Você pode acessar nas horas vagas e quando preferir, pois basta ter um computador com acesso a Internet para que você consiga realizar o seu curso. Outro aspecto interessante é que o aluno poderá realizar o seu curso dentro do seu ritmo, demorando mais ou menos tempo, mas não deixará de acessar as informações e principais tópicos. O material de apoio será acessado através de uma biblioteca virtual do Sebrae com links para download.

SEBRAE EAD
O Sebrae, que incentiva e orienta as pessoas empreendedoras do país inteiro, recentemente inaugurou o seu portal EAD, e ensino à distância (www.ead.sebrae.com.br). O novo portal de educação do Sebrae é uma iniciativa para que os empreendedores se capacitem, além de empresários formais e informais de pequenos negócios para que o empreendedorismo se desenvolva cada vez mais no Brasil. Esses cursos são gratuitos e oferecidos de modo online, ou seja, à distância.

Se você tiver interesse nos cursos que são oferecidos, consulte o calendário do Sebrae para saber quando eles são oferecidos. As vagas são limitadas e costumam acabar em poucos dias, por isso é importante ficar atento. Ao visitar o calendário, você saberá qual a duração dos cursos e maiores detalhes, para poder ser programar para cursá-los. Terá a data de início de fim dos cursos e o número de vagas de cada um deles. Os cursos que duram trinta dias são os seguintes: AE – Aprender a Empreender, Controles Financeiros, APF – Análise e Planejamento Financeiro, CVMM – Como Vender Mais e Melhor, AC – Atendimento ao Cliente, IPGN – Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, Formação do Preço de Venda, D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios, Programa Varejo Fácil para Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas, Gestão do Visual de Loja e Técnicas de Venda.

Os cursos com duração de 60 dias são os seguintes: GCC- Gestão de Cooperativas de Crédito e BPSA – Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança. Os cursos são divididos em três etapas: matrículas (momento em que as pessoas se inscrevem para fazer o curso), ambientação (momento em que o aluno cria familiaridade com o ambiente em que o curso é dado) e curso (em que os tópicos são trabalhados). Se você quer saber quais serão as próximas datas, não deixe de consultar o site do Sebrae.



2 ideias sobre “Cursos Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *