Cursos Profissionalizantes


Artigo Publicado em: Cursos


Se você deseja entrar no mercado de trabalho, mas não sabe por onde começar ou ainda, deseja galgar uma posição superior à sua atual, não sabe como se diferenciar, o negócio é estudar e muito.

Não existe um segredo ou uma fórmula para o sucesso profissional que não envolva os estudos de uma maneira geral.

Cursar uma faculdade, por exemplo, é uma das maneiras mais fáceis de conseguir uma boa colocação profissional. No entanto, pode ser um caminho mais demorado, uma vez que, para concluir um curso superior são necessários de 4 a 6 anos, dependendo do curso escolhido.

É justamente por esse motivo que muitas pessoas resolvem deixar a faculdade para mais tarde e optam por fazer um curso profissionalizante, onde o retorno financeiro e a colocação profissional acontecem mais rapidamente.

Qual a Diferença entre a Faculdade e os Cursos Profissionalizantes?

A diferença entre essas duas modalidades de estudos são muitas, por isso que é necessário pensar com cuidado em qual delas você vai investir primeiro.

Os cursos profissionalizantes têm duração máxima de 2 anos, por isso tem um retorno profissional mais rápido. Além disso, os cursos profissionalizantes são normalmente voltados para a parte prática da profissão, ou seja, no curso o aluno aprende o dia a dia da profissão e assim, aproximam o aluno do que ele fará com a carreira escolhida.

Já a faculdade é mais voltada para a parte teórica da profissão, por ter mais tempo para passar o conteúdo, as aulas acabam sendo mais aprofundadas. Só nos últimos anos é que os alunos terão contato a parte prática da profissão.



Assista ao vídeo e saiba como encontrar um curso profissionalizante

Onde fazer um Curso Profissionalizante?

Existem diversas escolas, tanto particulares quando públicas, que dispõe de cursos técnicos profissionalizantes.

Para ingressar em um curso profissionalizante gratuito é necessário fazer uma prova para disputar uma vaga e elas costumam ser bem concorridas. O SENAI é um exemplo de escola que oferece ótimos cursos profissionalizantes.

Falou em curso profissionalizante, sempre se escuta aquela voz que diz “Já procurou este curso no SENAI?”. Pois é, o SENAI é uma das maiores instituições de ensino do Brasil. Com uma grande variedade de cursos e diversas unidades o SENAI oferece cursos profissionalizantes, gratuitamente e para diversos interesses profissionais.

Só para que o interessado saiba um pouco sobre o SENAI, algumas informações são de surpreender como, você sabia que o SENAI, criado em 1942, é a maior instituição que atende a área industrial difundindo e gerando novos conhecimentos e aplicando aos interessados esse conhecimento de forma exemplar? O SENAI também integra o Sistema Confederação Nacional da Indústria e federações das indústrias do estado.

Caso a área industrial não seja seu foco, outras instituições que também oferecem cursos gratuitos estão disponíveis para os interessados em geral como a FATEC, ETEC, SEBRAE, entre outras. São cursos profissionalizantes para as mais variadas áreas de atuação como informática, enfermagem, web design, entre outros.

O interessante é que com uma grande estrutura, todas as instituições oferecem cursos de qualidade que qualificam pessoas a tornarem-se profissionais prontos para atender o mercado de trabalho e sempre existe um prédio tanto do SENAI, como das demais instituições mais próximas do que se imagina.

Os cursos são bastante completos e durão cerca de 2 anos em sua grande maioria e abordam assuntos de grande importância para a área da qual o curso trata.

Com cursos profissionalizantes gratuitos, o aumento de mão de obra qualificada é visível, o que auxilia diretamente o desenvolvimento das empresas e por que não dizer do Brasil. É muito importante estar de acordo com o mercado de trabalho, pois é ai onde se encontra a dificuldade em adquirir ou manter um emprego. Torne-se um profissional completo através dos cursos oferecidos pelas instituições e esteja um passo a frente dos concorrentes.



14 ideias sobre “Cursos Profissionalizantes

    1. anderson

      com está série e está idade acho melhor se dedicar mais a escola pois nem na prova passará vc deveria cursar o 3 ano e não 7 serie estude mais ai se não nem na prova do senai vai passar.

      Responder
      1. lucineia tavares

        Boa noite Ricardo,

        eu sou mãe de um ex -aluno do Senai que fez curso de calderaria gratuito no Senai aos 16 anos e hoje trabalha na EMPRESA VALE . COM em Itabira Mg e acho que o nosso amigo chamado Anderson ,não esta correto , os cursos gratuitos do Senai para menores ,começam aos dezesseis anos, você pode fazer a prova para calderaria e mecanica soldagem e outros cursos oferecidos a menores pelo Senai até a idade de 23 anos ,. mas para pessoas com maior idade podem fazer cursos pagos e até faculdade senai , voce deve procurar o Senai de sua cidade e se informar das datas de provas para os cursos gratuitos. agradecida

        Responder
  1. Laudiceia Ridrigues

    Quero saber quando começa as inscrições e como fazer???
    faz tempo que desejo fazer o curso no Senai.
    aguardarei a resposta.
    Obrigada.

    Responder
  2. Emily

    eu tenho 16 anos e estou cursando a 8° serie do ensino fundamental, gostaria de saber quais cursos eu posso esta fazendo e quando vao ser aberto as inscriçoes. espero resposta.Obrigado’

    Responder
  3. Mariana

    Olá, boa tarde, tenho 16 anos e estou no 2° ano do Ensino Médio, gostaria de saber quando abrirá vagas para tais cursos já citados. Desde de já, obrigado !

    Responder
  4. Bruno

    Eu tenho 16 anos e nao estou conseguindo fazer a inscriçao e se teria como voçes me mandarem mais informaçoes como se fazer a inscriçoes.

    Obrigado! grato:Bruno Brayan

    Responder
  5. Guilherme

    Tenho 16 anos, sou do Rio de janeiro e quero fazer o curso técnico de Mecânica, mas não tenho muita informação. Gostaria de algumas informações sobre inscrições para as provas. Abraços.

    Responder
  6. simone

    Boa noite gostria de saber como faço para me incrver no curso profissionalizante gratuito da senai? só que não tenho o bolça familia e tenho 33 anos,gostaria de mais informações,e se tem como eu fazer ainda por causa da minha idade se possivel queria que vcs me explicasse como deve ser feito a matricula.
    Bjs.
    Boa noite,

    Responder
  7. Daniel Batista

    olá, tenho 16 anos, sou calouro Ufpa 2013, gostaria muito de saber quais são os cursos oferecidos em Belém do Pará pelo SENAI. Agradeço desde já.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *