Cursos pós-graduação


Artigo Publicado em: Cursos


A pós-graduação é destinada a pessoas que possuem diploma universitário, quais variam de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

No entanto, é preciso saber que, primeiramente, os cursos de pós-graduação no Brasil são divididos em Lato Sensu e Stricto Sensu. A diferença entre os dois é basicamente pela carga horária, além do aprofundamento da abordagem da disciplina e pelos objetivos.

Para ser mais específico, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Lato Sensu e Stricto Sensu são classificados assim:

As pós-graduações em Lato Sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como Master Business Administration (MBA). Com duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma, ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

As pós-graduações em Stricto Sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

A pós-graduação em MBA são cursos voltados para quem pretende seguir uma carreira gerencial em qualquer área.

Para se ter uma ideia, existem uma ampla oferta de cursos de pós-graduação em todas as áreas. Por exemplo, a pessoa formada em jornalismo tem as opções de se especializar em: Jornalismo Científico, Produção e Crítica Cultural, Jornalismo Literário, Jornalismo Cultural, Jornalismo Digital, Jornalismo Econômico, entre outros.

Um profissional graduado em fisioterapia tem a oportunidade de fazer uma pós-graduação em: Acupuntura, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Onco-Funcional, Fisioterapia Pneumo-Funcional, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia Urogineco-Funcional, Osteopatia e Quiropraxia.

O formado no curso de engenharia tem a chance de fazer uma pós-graduação nos cursos de: Engenharia Industrial, Engenharia de Petróleo, Engenharia Florestal, Engenharia da Computação, entre diversos outros segmentos.

Independente do curso e da área graduada, uma pós-graduação só traz boas referências no seu currículo, além de ótimas experiências acadêmicas. O mercado de trabalho se torna muito mais amplo e cheio de oportunidades.


Tags: curriculum para pós graduação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *